5ª Jenpex e 3 º Fórum da Educação Empreendedora reuniram 780 participantes em Tangará da Serra

Publicado por: Reitoria / 15 de Outubro de 2019 às 11:39

O IFMT- Campus Tangará da Serra realizou no período de 09 a 11 de outubro, a 5ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e sediou o 3º Fórum de Educação Empreendedora do IFMT. A temática empreendedorismo predominou durante os três dias de evento que reuniu 780 participantes, sendo 230 alunos e servidores dos demais campi do IFMT. O evento contou ainda com apresentações culturais e artísticas dos alunos do campus Tangará da Serra.

No primeiro dia do evento (09/10), ocorreu o Fórum dos Dirigentes de Extensão e Fórum dos Gestores da Ativa Incubadora. Durante a noite teve a palestra magna, com o professor doutor da UFPE, Genésio Gomes da Cruz Neto, conhecido nacionalmente pelo Programa Células Empreendedoras.

A gerente da Ativa Incubadora do IFMT, Lea Paula Vanessa Xavier Correa de Morais, destacou que no fórum dos dirigentes de extensão foi tratado o acompanhamento dos projetos de extensão e as ações da Ativa Incubadora, como o relatório de 2017-2019, além do acompanhamento das principais atividades dos núcleos situados nos campi.

Lea Morais salientou que a reunião presencial com os gestores da Ativa foi de extrema importância para a melhoria dos processos e o crescimento da incubadora no Estado. Ela disse que alguns dos gestores apresentaram experiências exitosas em suas atuações nos Campi, que permeiam desde atividades junto às empresas juniores, laboratórios de criação, projetos do Teresa de Benguela e empresas pré-incubadas.

“Esse compartilhamento foi muito rico e fortaleceu as ações da Ativa. Na reunião, realizamos o planejamento para 2020, destacamos as seguintes atividades: a realização de um Hackathon (maratona de programação), o lançamento de um livro do Programa Teresa de Benguela, um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Economia Solidária e um edital de cadastro de mentores", destacou Lea Morais.

Na quinta-feira (10/10), ocorreu o FabGame, mais de 20 mini-cursos e oficinas, além da feira de economia solidária. O FabGame é um jogo que utiliza os ensinamentos do empreendedorismo, administração e marketing, em que os alunos tiveram que desenvolver um produto ou serviço  para as redes sociais. Três equipes chegaram na final e foram premiadas. O FabGame é um projeto desenvolvido pelos professores de Tangará da Serra e Barra do Garças, Willian Geovani First e Joelias Silva Pinto Júnior.

Ainda na quarta-feira, o governo do estado lançou o edital do programa centelha, que vai viabilizar R$ 1,6 milhões para 28 projetos que visa estimular o empreendedorismo e a inovação. As ideias inovadoras selecionadas receberão suporte profissional técnico com orientações para o seu desenvolvimento. Futuramente, os selecionados receberão um apoio econômico de R$ 60 mil (não reembolsáveis) para abrir uma empresa e lançar o produto em Mato Grosso.

Na noite da quinta-feira, teve a palestra “Empreender na Computação: por onde começar?”, com o professor mestre do IFMT, Joelias Silva Pinto Junior”. Na sequência houve o espetáculo, “IFMT canta Rita Lee”.

Na sexta-feira (11/10), os alunos visitantes fizeram um passeio turístico pela cidade. A noite teve o encerramento com uma mesa-redonda sobre o Future-se com os pró-reitores de Pesquisa (Wander Barros), Ensino (Carlos Câmara), Extensão (Marcus Taques) e de Administração (Tulio Figueiredo), mediados pelo professor doutor da Unemat, Rogério Makino.

O estudante do Campus Primavera do Leste, Luiz Fernando que participou das três edições do fórum empreendedor conta que resume a sua participação em uma palavra: “responsabilidade”.

“A partir do momento que eu participei do primeiro fórum, senti que a responsabilidade aumentou. Mas ao mesmo tempo, eu tive um conhecimento maior que foi sendo acrescentado, nas edições seguintes. Nesse terceiro, em especial que está sendo em Tangará da Serra, estou conhecendo muitas pessoas e empresários na minha área”, disse Luiz Fernando.

Ele relembrou do 1º Fórum de Educação Empreendedora, ocorrido em 2016, com o palestrante Clovis de Barros que falou que “ 50% da sua felicidade depende de você e os outros 50% não. Então aposte tudo naquilo que depende de você”.

O diretor-geral do Campus Tangará da Serra, Gilcélio Luis Peres, destacou que a cidade foi movimentada economicamente nesses três dias porque recebeu 230 pessoas que injetaram recursos nos mercados, restaurantes e hotéis.

“O campus ao receber tantas pessoas de fora fica rico com essas trocas de experiências. O nosso evento foi um sucesso no número de participantes, na qualidade da participação das pessoas nas palestras, minicursos e oficinas. O que fica dessa experiência é que a partir de agora o tema empreendedorismo será tratado no IFMT com uma grandeza maior ainda. Os campi que ainda não desenvolvem programas de empreendedorismo e não possuem a Incubadora Ativa funcionando estarão muito mais motivados a fazê-las funcionar”, falou o diretor-geral.

Gilcélio Peres finalizou agradecendo o reitor, professor Willian de Paula pelo apoio e por ter garantido a participação dos campi no evento. “A Reitoria foi fundamental, através da PROEX e o empenho pessoal do nosso reitor, por isso somos muito gratos”.