Aula de educação física promove atividades práticas e críticas com estudantes do campus Confresa

Publicado por: Campus Confresa / 30 de Outubro de 2018 às 14:01

A professora Tamara Dudeck promoveu durante este mês de outubro atividades que envolveram os alunos e buscou fazê-los refletir sobre hábitos do dia a dia. Ela contou com a ajuda da nutricionista Larissa Chagas e muita participação dos discentes, que segundo ela a surpreenderam.

Dudeck trabalhou com as turmas de primeiro e segundos anos com duas atividades distintas, com os segundos anos “a gente falou sobre saúde e qualidade de vida e aí a gente tem alguns autores que tratam da saúde da qualidade de vida para além dos exercícios físicos. Tem toda uma questão de condição de vida, de saneamento básico, de atendimento em unidade de saúde e da alimentação, então eu tratei de todas essas questões com eles, da importância da prática de exercícios físicos, conceitos de exercícios físicos, atividade física, esporte”, explica a professora.

Depois da parte conceitual a aula teve incrementos com a participação da profissional de nutrição: “A Larissa falou sobre essas dietas da moda que tem suplementação e alimentação saudável, porque às vezes as pessoas pensam que são coisas muito difíceis de fazer e não é, são coisas que são acessíveis, às vezes se alimentar bem é até mais barato que comer os fast food, essas comidas prontas”, conta Tamara.

Para encerrar as atividades os estudantes se sentaram embaixo das árvores ao redor do campus e puderam saborear alimentos ao mesmo tempo em que aprendiam sobre eles: “fizemos um piquenique e os estudantes trouxeram os alimentos que eles tem costume de comer e a gente avaliou se aquilo era de fato interessante pra eles ou não”, diz a professora.

Já com os primeiros anos as aulas se concentraram no corpo e nos padrões de beleza. “Para finalizar pedi que os estudantes produzissem alguns cartazes com frases criadas por eles mesmos sobre o tema. Trouxe também um texto que falava sobre as imposições da moda que a gente segue que vai além das roupas e impõem até para o próprio corpo, que são coisas do tipo: Tem que ser alta, tem que ser magra, tem que ter narizinho bonitinho, cabelo esticado, enfim...”, comenta Dudeck.

Com o trabalho desse texto e com o poema do Carlos Drummond de Andrade EU, ETIQUETA os estudantes produziram frases que foram expostas no corredor central do campus Confresa durante o II Circuito de Arte e Cultura. Contudo, três discentes ( Denilson Cruz, Karen Souza e Luis Alexandre) foram além das frases e fizeram um poema “muito interessante, muito crítico e que está muito presente no nosso cotidiano. Eu achei muito interessante a capacidade deles de expor suas ideias, e ver que não agrada a eles também, de verdade incomoda” conclui a professora.