Curso de extensão "A Escrita Científica na Educação Educação Escolar" publica caderno de resumos

Publicado por: Campus Confresa / 20 de Dezembro de 2019 às 18:12

A formação continuada de professores ojetiva discutir as temáticas e aspectos que não são contemplados ou são pouco discutidos durante a formação inicial. Exemplos dessas temáticas são a escrita científica e a necessidade de divulgar as ações pedagógicas que são desenvolvidas em sala de aula.

No sentido de diminiuir essas carências foi proposto e aprovado no Edital 28/2019-RTR/PROEX o Projeto de Extensão “IFMT presente!”, que ofertou formação continuada aos professores que atuam na educação básica dos municípios da Região Araguaia Xingu.  O objetivo foi demonstrar a importância da divulgação científica das atividades que eles desenvolvem em suas práticas educativas. O resultado virou um e-book que está sendo lançado agora.

A equipe executora do projeto contou com a parceria das Assessorias Pedagógicas, Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (CEFAPRO) e secretarias municipais de educação, na organização da ação formativa com 5 (cinco) turmas.

O curso foi realizado em duas etapas: uma inicial para desenvolver os conceitos teóricos, e outra para que fossem socializadas as experiências relatadas por meio de um texto científico. A primeira etapa foi em momentos e locais distintos para cada turma, já que elas vieram não só de Confresa e de sua zona rural, como Agrovila Pé de Caju e Agrovila Lumiar, mas também de cidades como Vila Rica e Santa Cruz do Xingu.  A etapa conclusiva foi realizada em conjunto.

Durante a primeira etapa de formação, foram abordados temas como Conceito de Pesquisa; Elementos do Projeto; Estado do conhecimento da teoria existente sobre o assunto; Fontes e técnicas de busca; Método escolhido; discussão de resultados; Redação científica e cuidados na apresentação do texto final.

Ao término da formação todos os participantes foram convidados a relatar alguma prática educativa por meio da redação de um resumo simples que seria socializado com todo grupo na segunda etapa coletiva do curso. Os participantes foram instigados a enviarem com antecedência os resumos para que, havendo necessidade de ajustes, os mesmos poderiam estar realizando, uma vez que a finalidade do curso era o exercício da escrita científica. Esses resumos foram organizados no e-book intitulado “A escrita científica na Educação Escolar” (anexo). Segundo o organizador, Marcelo Leão, "o intuito é socializar as práticas pedagógicas desenvolvidas com mais pessoas para que outros profissionais possam aprender com os relatos e adaptar as propostas de acordo com suas necessidades".

Arquivos relacionados