DEBATE POLÍTICO SERÁ PROMOVIDO POR PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO IFMT CAMPUS CONFRESA

Publicado por: Campus Confresa / 22 de Setembro de 2016 às 00:00

No próximo dia 26 o IFMT campus Confresa será palco de um debate entre os candidatos a prefeitura da cidade de Confresa. O evento de cunho educativo será voltado para a comunidade interna, cinco convidados de cada candidato e dois representante de cada órgão de imprensa da cidade de Confresa.

Esta é a segunda vez que um debate entre candidatos a cargos políticos eleitorais acontecerá na instituição. A primeira vez foi na ocasião das eleições estaduais, na qual os candidatos a deputado de toda a região foram convidados a expor suas propostas. A imprensa regional noticiou o evento promovido pela professora de sociologia, Inaê Vasconcelos, e a partir de então, a sociedade começou a pedir que acontecesse novamente.

“Desta vez a repercussão foi maior, talvez devido ao alcance do debate anterior e por isso muita gente me ligou perguntando como faria para participar, entretanto, não podemos nos esquecer de que as coisas da nossa instituição tem cunho educativo e deve ser restrita a participação da comunidade escolar, já que não temos estruturas físicas ou autoridade para ir além do caráter educativo”.  Explicou o diretor geral do campus Confresa, professor Rafael lira.

O debate será promovido por professores que não votam no município de Confresa a fim de manter o maior distanciamento possível das questões partidárias.

O professor Josadaque Martins, que colaborou com o projeto de extensão encabeçado pelo professor Jean Claude, pontuou que a formação e participação política são importantes no processo democrático para todas as pessoas especialmente para os educandos.

Os candidatos ao cargo de prefeito receberão um convite individual e mais cinco convites para os acompanhantes que eles escolherem. A imprensa também receberá dois convites, cada órgão, e só poderá divulgar falas dos candidatos na íntegra, a fim de evitar distorções.

As regras do debate já foram levadas ao conhecimento da justiça eleitoral e o regulamento pode ser consultado em anexo.