Equipe de saúde municipal faz teatro para estudantes do Campus Confresa

Publicado por: Campus Confresa / 13 de Setembro de 2019 às 16:08

Nesta terça-feira,  09/09, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde - SMS - CAPS e NASF apresentaram uma peça teatral para os estudantes do IFMT Campus Confresa. Foi a primeira apresentação elaborada em 2019 pelos servidores para trabalhar a Campanha Setembro Amarelo que tem como foco a Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida.

Por meio do teatro os profissionais da Saúde apresentaram ao público personagens fictícios que vivenciam situações em suas vidas como discriminação, preconceito, julgamentos, dificuldades para se sentirem aceitos pela família e pela sociedade, entre outros, questões importantes que muitos dos pacientes do CAPS vivem em suas vidas. Os profissionais da saúde acreditam que podem desta forma estimular uma reflexão sobre alguns sinais e sintomas que podem ter como consequência um quadro de transtorno mental.

A peça teatral vem conscientizar os estudantes e familiares sobre os sinais e sintomas que indicam que a pessoa pode estar em sofrimento psíquico e incentivar que procurem os profissionais de Saúde (CAPS) para iniciarem o tratamento o mais rápido possível. Sabe-se que com o tratamento adequado, realizado por equipe multidisciplinar as pessoas passam a reconhecer o seu valor, a valorizar a vida, assim como aprendem a lidar melhor com os desafios que a vida apresenta.

Os servidores do IFMT agradecem muito a presença da equipe da Saúde e esta parceria com a SMS - Secretaria Municipal de Saúde que fez a primeira apresentação no IFMT - Campus Confresa.

Aliciane Ferreira e Almeida de Andrade - Psicóloga