Evento fala sobre cultura brasileira e consciência negra no último dia de novembro

Publicado por: Campus Confresa / 5 de Dezembro de 2018 às 12:04

Novembro não poderia passar em branco, então, no último dia do mês o IFMT campus Confresa organizou, nos três turnos, uma programação voltada ao dia da consciência negra (20 de novembro). O evento nomeado Cultura Brasileira e Alusão à Consciência Negra contou com apresentações teatrais, música, palestras, salas temáticas, oficinas e Exposição fotográfica, além do desfile AfroIF.

Pela manhã o público pode conferir duas mesas de debate que trouxeram numa a temática Fortalecimento da Identidade dos Povos do Araguaia, com os palestrantes Aldemira Ferreira, Pedagoga; Valdiva Ferreira, camponesa; o quilombola José Antônio e Rodrigo, do Cefapro. Na outra mesa o tema foi o Acesso de Estudantes e Funcionários em Instituições Públicas pelo Sistema de Cotas e Reflexões Sobre Atitudes Preconceituosas e Xenofóbicas, que teve como debatedores o professor Cecílio Purcino, A Assistente Social Laura Nobre e as Alunas Yasmim e Valquíria.

As salas temáticas contemplaram a riqueza cultural das cinco regiões do Brasil. O desfile AfroIF trouxe como jurados três professores convidados da Escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha: Adaílza, Fabiano Amaral e Raynner Rodrigues. Os vencedores masculino e feminino, respectivamente, foram: Edinaldo e Eliana Cantuário ambos do primeiro ano do curso de Agroindústria.

O evento envolveu a comunidade interna que contou com a participação de alunos do ensino médio e dos cursos de nível superior no período noturno.