IFMT lança edital de apoio à realização dos 1º Jogos do Servidor e 5º JIFMT

Publicado por: Reitoria / 20 de Fevereiro de 2018 às 14:53

A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), lança, nesta terça-feira (20), o Edital 012/2018, que visa atrair o apoio de empresas privadas para a realização de dois eventos: a 1ª edição dos Jogos do Servidor do IFMT, no período de 28 de abril a 1º de maio, em Cuiabá, e a 5ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT), no período de 20 a 25 de maio, no campus Primavera do Leste e nos complexos esportivos daquele município.

Serão aceitas propostas de apoio para o 5º JIFMT e 1º Jogos do Servidor do IFMT, até as 23 horas e 59 minutos, horário de Brasília, do dia 30 de março de 2018. O formulário de apresentação de proposta (em anexo) deverá ser preenchido, digitalizado e encaminhado ao endereço eletrônico <extensao@ifmt.edu.br>. O assunto do e-mail deverá ser: “Proposta de Apoio ao Edital nº 012/RTR/IFMT”. O resultado será divulgado em 06 de abril, no site proex.ifmt.edu.br. As empresas participantes poderão interpor recurso no prazo de 09 a 11 de abril, através do e-mail <extensao@ifmt.edu.br>. O resultado final será divulgado em 13 de abril, no site proex.ifmt.edu.br.

Os apoiadores poderão prestar suporte a qualquer um dos eventos por meio de: serviços de apoio desportivo, como arbitragem e seus auxiliares, monitores de mesas, cronometristas para os jogos; serviços de sonorização, palco e iluminação para os dias dos eventos; serviços de apoio à cerimonial para a abertura, premiação e encerramento dos respectivos eventos; tendas para os dias dos eventos; equipamentos e materiais esportivos para as modalidades coletivas e individuais; brindes e bonés para os atletas e uniformes para as comissões organizadoras; premiações, sendo medalhas para os atletas vitoriosos e troféus para os campi representados.

Também poderão ser oferecidos serviços de apoio à saúde dos atletas, através de ambulâncias equipadas com os profissionais qualificados para prestar os atendimentos; medicamentos para primeiros socorros; hospedagem e acomodações para os atletas que vierem de localidades diversas da cidade-sede do evento; alimentação para os atletas; concessão de espaços esportivos (piscina, quadra, campo e etc.) para a realização do evento; e sistema de informação para gestão de evento esportivo.

Os jogos

Os 1º Jogos do Servidor são uma promoção do IFMT, por meio da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX e do Núcleo de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Trabalho/DSGP. O evento buscará atender cerca de 500 atletas. O objetivo é reduzir os índices de sedentarismo, estimular as práticas esportivas, recreativas e culturais entre servidores, além de promover o estreitamento das relações interpessoais entre servidores dos campi.

Os jogos serão realizados na associação dos servidores do instituto e no campus Bela Vista. Entre as modalidades coletivas e individuais, nas categorias masculina e feminina, estão: bozó em dupla, natação, xadrez, tênis de mesa, futebol society, futebol de salão, basquetebol, voleibol, vôlei de areia e queimada.

Os 5º JIFMT fazem parte de um amplo programa desportivo da rede de educação profissional e tecnológica. Sua realização é um importante meio de mobilizar a juventude estudantil dos 19 campi em torno da democratização do esporte e lazer, educando o jovem pela prática desportiva escolar, difundindo e reforçando o exercício da cidadania e dos ideais do movimento olímpico, direcionados à construção de um mundo mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz.

Por se tratar de um evento originalmente promovido pela extensão do IFMT, além de atender mais de 1.200 estudantes atletas do Instituto Federal, contribui com a cidade-sede ao movimentar a economia local. O evento também serve de classificatória para os atletas disputarem os Jogos Regionais e os Jogos Nacionais dos Institutos Federais, deixando em evidência a marca do IFMT e de seus apoiadores.