IFMT participa com maior delegação nos Jogos do Instituto Federal – Etapa Centro-Oeste (JIFCO), em Campo Grande

Publicado por: Reitoria / 6 de Setembro de 2017 às 11:51

Com uma delegação de 168 atletas e 34 servidores de todas as regiões do estado de Mato Grosso, o IFMT participa a partir dessa quarta-feira (06/09), em Campo Grande (MS) dos Jogos dos Institutos Federais – etapa Centro-Oeste (JIFCO). Os jogos reúnem os Institutos Federais Goiano, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, num total de aproximadamente 500 atletas distribuídos em 11 modalidades.

O IFMT participará com atletas em todas as competições. Para o chefe da delegação e professor de educação física do Campus Bela Vista, Anderson Ribeiro, a delegação está preparada e com bastante entusiasmo. “Todos os professores trabalharam duro desde os Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT ) para que consigamos manter a hegemonia no Centro-Oeste e levarmos a maior delegação possível aos Jogos do Institutos Federais Nacional (JIF Nacional)”, afirmou.

A maior representação é dos alunos do Campus Cuiabá com 48 estudantes, com as equipes campeãs do handebol, xadrez, natação, vôlei e judô. Logo em seguida, vem o Campus Pontes e Lacerda com 29 estudantes e em terceiro o campus Confresa com 13 alunos.

Para o reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, os Jogos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é uma forma de complementar a formação dos alunos e alunas, e isso vêm ao encontro da missão da instituição que é ‘Educar para a Vida e para o Trabalho’.

“Os jogos proporcionam atividades em equipe, estimula a liderança, as novas descobertas, entre outros. Quando a gente consegue levar os alunos para outros espaços geográficos, conseguimos romper barreiras. Eu acredito que tudo isso ajuda na formação completa desse ser humano, que vai além da formação técnica e tecnológica. O aluno sai com a visão do compartilhar em equipe e trabalhar em rede. Os jogos tem proporcionado tudo isso, em todas as edições que a gente tem participado. Observamos com o retorno dos alunos para os campi, uma maior desenvoltura e o envolvimento nos trabalhos”, disse o reitor do IFMT.

O Pró-Reitor de Extensão do IFMT, Marcus Vinicius Taques Arruda, destacou que o IFMT possui nessa edição dos Jogos dos JIFCO a maior delegação. “Isso mostra o comprometimento da  nossa instituição com a prática do desporto. Reafirmamos que a prática do desporto auxilia e  é importantíssima na formação dos nossos estudantes enquanto cidadãos”, disse Marcus Taques.

Para a técnica-administrativa do Campus Pontes e Lacerda, Elaine Senne Alves Ferreira, que integra a delegação do IFMT nos JIFCO, destacou que a integração é uma das principais oportunidades que os Jogos oferecem. “Participar da etapa regional é uma oportunidade única, pois nossos estudantes irão interagir com estudantes do Centro-Oeste. É uma experiência enriquecedora, não só para eles, mas para todos os servidores envolvidos”, disse Elaine.

O professor do Campus Diamantino, Ronnie Fonseca Barbosa, falou que está levando apenas um estudante, e que a reação dos outros alunos na hora do embarque foi solicitar que os levassem também. “Eu vejo essas manifestações de uma forma positiva, principalmente por motivar a participação e desempenho no dia a dia.  Para mim, os Jogos do Instituto tem sido um atrativo importante na consolidação do campus em nossa cidade”, ressaltou o professor Ronnie.

IFMT - Campus Cuiabá/ Jones Martinho
e Ascom/Reitoria/IFMT - Juliana Michaela