Campus Confresa faz experimento em nova área de plantio de bananeira

Publicado por: Campus Confresa / 8 de Novembro de 2018 às 13:34

Na última semana os alunos do IFMT campus Confesa se revesaram na tarefa de plantar Aproximadamente ½ hectares de mudas de banana na área destinada a experimentos do campus. No total serão transplantadas 800 plantas com quatro diferentes cultivares ( Thap Maeo; FHIA-18; Maravilha e Princesa). A ação faz parte do Projeto de pesquisa: produção de mudas de bananeira sob diferentes lâminas de irrigação e manejo da cultura coordenado pela professora Beatriz Santos Conceicao do Vale em parceria com o professor José Antônio do Vale Santana.

Além do projeto de pesquisa o talhão também serve para fazer integração entre o ensino e a pesquisa. “Os alunos vão ter a oportunidade de acompanhar todo o desenvolvimento até a produção das bananeiras” diz Beatriz. Ela ministra as disciplinas de Manejo do Solo , Irrigação e Fruticultura.

As mudas ora transplantadas foram feitas por meio da Micropapação, técnica que reduz o risco de doenças e pragas: “elas são produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As plantas criadas em laboratórios tem garantia da empresa: pega-se uma parte da planta, a gema e ela é replicada por meio de um tecido e aí são feitas novas mudas. Os resultados são mudas em miniaturas” complementa Beatriz.

O professor lembra que quem quiser adquirir essas cultivares sai por cerca de 2 reais cada unidade com o frete incluso e a Embrama envia isopor. “As mudas chegam num tempo reduzido e tem praticamente 100% de pegamento”, explica José Antônio.