PUBLICADO ANAIS DA 1ª MOSTRA DE TRABALHO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÕES

Publicado por: Campus Confresa / 16 de Fevereiro de 2017 às 09:27

Acabam de ser publicados os Anais da 1ª Mostra dos Cursos de Especialização do IFMT Campus Confresa. A notícia foi dada pelo coordenador do evento prof. Marcelo Franco Leão. A obra tem registro acadêmico-científico (ISSN 2526-155X) e ficará disponível para consulta com acesso livre no site do evento: (https://mostradetrabalhosespecializacoes.blogspot.com.br/) ou no arquivo anexo.

Para o professor Leão "esses anais materializam parte das pesquisas que estão sendo desenvolvidas, cujas experiências foram socializadas e com isso muitos saberes foram construídos. A publicação visa à socialização para além do momento e do espaço onde aconteceu o evento".

SAIBA MAIS SOBRE A 1ª MOSTRA DE TRABALHOS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DO IFMT CAMPUS CONFRESA

Por: Marcel Franco Leão

O evento ocorreu no dia 17 de dezembro de 2016, nas salas de aula do Bloco do Ensino Superior do IFMT Campus Confresa. Esse momento formativo envolveu mais de 90 pessoas, entre elas os pós-graduandos, seus orientadores, a comissão científica/organizadora e os participantes.

Essa foi uma das ações previstas no Projeto de Pesquisa “Momentos formativos para os Cursos de Especialização em Educação do Campo e Especialização em Ensino de Ciências”, aprovado no Edital 015/2016 de autoria de Marcelo Leão e Mara Dutra, que teve como objetivo promover a divulgação dos resultados de investigações em andamento dos referidos Cursos de Especialização.

Foram mais de 40 propostas de pesquisa socializadas com os presentes. Esses trabalhos foram avaliados por uma comissão de professores que atuaram nos Cursos, os quais faziam apontamentos e sugestões no intuito de delinear as pesquisas, para que os artigos, que serão apresentados na conclusão dos cursos, sejam elaborados com êxito.

O evento foi duplamente importante para os pós-graduandos, pois, além das orientações e dicas para prosseguir suas pesquisas, proporcionou a publicação científica desses resumos sínteses nos Anais do evento, registrado sob ISSN 2526-155X, e o certificado de apresentação em evento científico. Para os pós-graduandos em Ensino de Ciências a certificação também serviu para comprovar o cumprimento do componente curricular “Seminários” (10 horas previstas no PPC do Curso).

Além dos trabalhos em andamento que foram apresentados, os participantes puderam acompanhar a realização de duas defesas públicas de Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Educação do Campo que ocorreram durante a Mostra: o estudo intitulado “Diagnosticando os anseios e desafios dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual do Campo Waldir Bento da Costa, Veranópolis/MT”, cuja autoria é de Genivaldo Daniel Souza Barbosa; e o estudo “Uso de softwares educacionais em dispositivos móveis: uma ferramenta para ensinar ciências naturais em escolas do campo”,  de autoria de Silvio Ferreira dos Santos.