Realizada com êxito mais uma edição da Semana Acadêmica das Ciências da Natureza

Publicado por: Campus Confresa / 22 de Agosto de 2016 às 12:00

foto: Jean Claude

Começou na quarta-feira, 17/08, e terminou no sábado, 20, a Semana Acadêmica das Ciências da Natureza. O evento integra cursos de nível superior do campus Confresa (Química, Física e Biologia).

Professor Gustavo Amui executa ao violão duas peças em homenagem aos licenciados

foto:jean Claude

Foram ofertados minicursos, mesas redondas e palestras com professores das redes municipal, estadual e privada de ensino; alguns já egressos do Campus Confresa, convidados a compartilharem suas reflexões a respeito da educação.

Abaixo: Professores Sergio Silva Santos (SEDUC/MT); Me. Tarquin Freitas Trescher (SEDUC/MT), Me. Marcelo Franco Leão e Profª Isabela de Cássia Matos (CVR).

Prof. Me. Tarquin Freitas Trescher (SEDUC/MT), Profª Isabela de Cássia Matos (CVR) e Prof. Sergio Silva Santos (SEDUC/MT)

foto: Jean Claude

No sábado, último dia de evento, foram realizados durante a tarde diversos mini cursos a exemplo do Leitura em Braille. Criado por Louis Braille, em 1825 na França, o código de comunicação escrita é usado por cegos no mundo inteiro. O curso objetivou ensinar aos futuros professores reconhecer possíveis alunos com dificuldades visuais e deu noções básicas sobre o sistema.  Ministrado pela enfermeira Aline Gonsalves e a professora Mara Dutra, teve participantes para além dos licenciandos do campus Confresa.

Curso Leitura em Braille

À noite, no encerramento do evento um Seminário Integrador (alunos das disciplinas do núcleo comum de todos os  cursos desenvolvem trabalho numa mesma equipe, analisando os fenômenos sob a ótica de seu campo de estudo) reuniu diversos trabalhos para exposição ao público que, conforme Marcelo Leão, um dos organizadores da semana, surpreendeu o público pela qualidade. “pedimos para eles nos surpreenderem e eles sem dúvida nos trouxeram trabalhos de altíssima qualidade”.

O público pôde conferir trabalhos realizados no depósito de lixo a céu aberto da cidade de Confresa.  Em conformidade com os estudos em sala de aula, os alunos puderam perceber que diversos materiais não descartados adequadamente  podem ser altamente poluentes. O público pode conferir amostras de materiais e fotos dos resíduos descartados incorretamente.  “Tem materiais que são potencialmente tóxicos, mas que a indústria não deixa isso claro para o consumidor, como a bisnaga da pasta de dente, uma mistura de plástico e alumínio que não deveria ir para o lixo comum; ou a queima de pneus que libera gases que além de serem altamente tóxicos tem impactos ainda mais desastrosos na nossa região nos períodos de seca quando a umidade relativa do ar baixa muito”, diz Sancler.

Outro exemplo trabalho que chamou atenção pelo capricho com as amostras foi a exposição de frutos típicos do cerrado e seus usos comerciais. As alunas tiveram a perspicácia de trazer uma amostra de Jatobá, buriti, bacaba, pequi, baru, murici, buriti e produtos derivados como o suco de caju entre outras raízes de plantas.

Você sabia que a cerca de trinta quilômetros de Confresa é possível encontrar Vitória-régia? E que a planta serve como indicador da qualidade ambiental, já que não dá em locais poluídos? Informações como estas foram possíveis de serem tomadas visitando um dos trabalhos que trouxe para exposição fotos da planta, sementes, folhas e flores secas.

Em seu  trabalho os alunos Sandra e Gustavo foram em busca de vitória-régia