SERVIDORES DO CAMPUS CONFRESA CONTRIBUEM COM PROJETOS EM ESCOLAS DO CAMPO

Publicado por: Campus Confresa / 19 de Fevereiro de 2017 às 19:25

O IFMT campus Confresa é parceiro da secretaria municipal de educação do município de Santa Terezinha contribuindo em dois projetos de aprendizagem desenvolvidos em escolas da  zona rural daquele munício, Escola São João, na comunidade Antônio Rosa e Escola Lago Grande, na comunidade homônima. Ambos os projetos levam em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em seu artigo 28 onde diz que a oferta de educação básica para a população rural deve promover adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural.

Os servidores Valdemar Neto e Ney Marinho estiveram na comunidade Lago Grande, distrito distante 100 quilômetros do município de Santa Terezinha, na primeira quinzena de dezembro, para darem sua contribuição no projeto de recuperação ambiental que a comunidade desenvolve denominado Escola do Rio: a Educação Básica Transformando a Comunidade e a Natureza.

O servidor Valdemar Neto ministrou a palestra Coleta, Armazenamento e Quebra de Dormência onde ensinou como fazer mudas de sementes diversas. A palestra usou linguagem acessível tanto aos alunos da única escola do povoado quanto para os agricultores daquela localidade. Por sua vez, Ney Marinho, que presta Assistência Técnica no projeto: A Escola como Produtora de Conhecimentos por Meio do Projeto de Aprendizagens: agricultura familiar integrando saberes, também participou, junto com alunos e comunidade do plantio de mudas com cunho de reflorestamento pedagógico.

Antes o professor Eng. Florestal Artenio Pompeo de Campos ministrou palestra sobre erosão no Rio Araguaia e a professora de linguagem Celia Ferreira tratou do conteúdo curricular Leitura e Produção de Texto a partir dos dois projetos.

Os projetos são coordenados pela técnica em educação, Neusivânia Souza Luz, que foi aprovada para a Especialização em Educação do Campo que o IFMT iniciará agora em  2017. Segundo ela,  as escolas tem conseguido avançar na aprendizagem desde que passaram a levar o dia a dia do aluno para dentro da sala de aula “os próprios pais participam, já chegaram a solicitar a realização de palestras e visitas técnicas”.

Valdemar Neto vislumbrou algo totalmente revolucionário no método de ensino da Escola que visitou: “aulas de matemática ou de química são ministradas na prática, os alunos tem real dimensão do que seja uma tabela periódica e como usá-la”.

Junto com o IFMT os projetos estão pleiteando um viveiro de mudas melhor do que a produção improvisada que tem hoje.

Marcadores: escola-do-campo