Stand na Expofresa tem participação ativa de membros da empresa júnior EJAX

Publicado por: Campus Confresa / 11 de Setembro de 2019 às 17:56

A cidade de Confresa realizou, na última semana, mais uma edição de sua exposição agropecuária, denominada Expofresa 2019. E alguns estudantes do IFMT Campus Confresa participaram ativamente desde a organização estratégica até a montagem e apresentação do stand compartilhado entre o IFMT, a EMPAER e a Secretaria de Agricultura.

O objetivo do projeto foi demonstrar aos pequenos agricultores que é possível cultivar em pequenas áreas uma variedade de plantas de importância econômica de forma sustentável e que consiga gerar renda para as famílias, favorecendo a permanência desses agricultores no campo. A estudante Josivânia fala como foi a participação dos estudantes do Campus Confresa nesse processo: “nós contribuímos desde a montagem do campo experimental e stand de modo geral até a transmissão dessas informações aos visitantes”.

Josivânia é aluna do curso bacharelado em Agronomia e membro da empresa júniror EJAX Consultoria Agropecuária, ela fala mais detalhadamente sobre o trabalho realizado: “Nós ajudamos na montagem do campo demonstrativo do Projeto Sustentabilidade no Campo, realizando o plantio das seguintes culturas: feijão catador, feijão de porco e feijão guandú, abacaxi pérola, melancia variedades manchester e jubilee, alface em canteiros e hidroponia, pepino, mamão papaia, banana da terra, couve coentro, mandioca e também montamos um SAFs- sistema agroflorestal”.

Todas essas culturas estavam sob sistema de irrigação por gotejamento, a área do Stand, de cerca de 50 metros quadrados, recebeu ainda uma demonstração de um tanque de piscicultura. Os estudantes receberam orientação da EMPAER durante o plantio. Diversos professores do Campus Confresa acompanharam o trabalho no stand, além de palestrarem para estudantes e agricultores.

Os alunos membros da EJAX que participaram do projeto foram: Josivânia Lopes Neves, Marcela Martins Aragão, Clóvis Carvalho, Robson Virgulino Xavier, Thiago Sousa Santos e Gabriel Albrechet.