início do conteúdo

Coordenação de Extensão

A Extensão do IFMT Campus Confresa é entendida como um processo educativo, cultural, científico, tecnológico, social e político que promove a interação dialógica e transformadora entre IFMT Campus Confresa, instituições parceiras e sociedade, articulando o conhecimento gerado pela pesquisa, ensino e extensão com as demandas emanadas de diferentes segmentos sociais na perspectiva do desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável, considerando sempre a territorialidade.

São eixos norteadores do trabalho extensionista:

· Impacto e transformação: estabelecimento de vínculos com diferentes setores da sociedade por meio de ações de caráter transformador e inclusivo;

· Interação dialógica: permanente processo de diálogo, interação e trocas entre o IFMT Campus Confresa e sociedade.

· Interdisciplinaridade: integração e diálogo entre diferentes áreas do conhecimento possibilitando aglutinar diferentes competências na solução dos problemas e uma formação integral e cidadã;

· Indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão: interação entre teoria e prática;

· Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental: respeito aos direitos humanos, à diversidade étnico-racial e de gênero, bem como ao meio ambiente;

Dimensões da Extensão

São consideradas atividades de Extensão no IFMT Campus Confresa as ações que envolvam: Serviços Tecnológicos, Eventos, Projetos, Estágio, Emprego, Cursos de Extensão (FIC – Formação Inicial e Continuada), Visitas Técnicas e Gerenciais, Empreendedorismo, Acompanhamento de egressos. Estas ações devem ser planejadas e executadas nas seguintes linhas de Extensão:  em contrução...

Linha de Extensão Descrição
Acessibilidade Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações voltadas à inclusão de pessoas com necessidades especiais.
Artes e patrimônio histórico-cultural Desenvolvimento de regulamentos, projetos, eventos e ações multiculturais envolvendo as diversas áreas da história, cultura e artes.
 Produção animal Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações voltadas à produção de origem animal.
 Produção vegetal Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações voltadas à produção de origem vegetal.
 Desenvolvimento industrial Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações relativas à otimização de processos, geração de tecnologias limpas de produção e projetos industriais de inovação.
 Desenvolvimento e inovação tecnológica Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações relativas a processos de investigação e produção de novas tecnologias, técnicas, processos produtivos, padrões de consumo e produção (inclusive tecnologias sociais).
 Desenvolvimento regional  Desenvolvimento de regulamentos, projetos, eventos e outras ações voltadas à elaboração de diagnósticos e de propostas de planejamento regional, envolvendo práticas destinadas à elaboração de planos diretores, soluções, tratamento de problemas e melhoria da qualidade de vida da população local, tendo em vista suas práticas produtivas.
 Educação de jovens e adultos Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações visando à educação formal e não formal, tendo como objeto da ação os jovens e adultos.
 Desenvolvimento rural e questão agrária Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos, produção de material didático e formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam na área.
 Empreendedorismo Desenvolvimento de regulamentos, projetos, assessoria, consultoria e realização de eventos relativos à constituição e gestão de empresas juniores, incubadoras de empresas, cooperativas e empreendimentos.
 Esporte e lazer Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações voltadas à prática desportiva, atividades físicas e vivências de lazer para crianças, jovens e adultos.
 Formação docente Desenvolvimento de regulamentos, projetos, assessoria, consultoria, realização de eventos e outras ações voltadas a processos de formação docente, envolvendo a discussão de fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico. 
 Questões ambientais Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações voltadas à questão ambiental.
 Segurança alimentar Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações de incentivo à produção de alimentos básicos, agricultura urbana, hortas escolares e comunitárias.
 Tecnologia da informação Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações visando à inclusão digital.
 Temas específicos  Realização de eventos, processos de formação e capacitação relativos a temas das diversas áreas do conhecimento (ciências humanas, biológicas, sociais aplicadas, exatas e da terra, da saúde, ciências agrárias, engenharias, linguística), visando à reflexão e à produção de materiais didáticos relacionados ao tema.
 Ações sociais e Inclusivas Desenvolvimento de regulamentos, projetos, realização de eventos e outras ações envolvendo: utilidade pública, solidariedade, ações de caráter informativo, ações inclusivas, tecnologias sociais, campanhas, direitos humanos, igualdade racial, gênero, contemplando comunidade em situação de risco e vulnerabilidade social.
 Acompanhamento de Egressos Encontro de egressos, mapeamento, busca ativa, parcerias, empregabilidade.

COORDENADORA DE EXTENSÃO 

Elisabeth Pinheiro da Silva

COORDENADOR DE EXTENSÃO SUBSTITUTO

Rodrigo da Silva Lopes 

ESTAGIÁRIA DA EXTENSÃO

Danielle da Silva Costa

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT