Delegação do IFMT chega a São José do Rio Preto (SP) para o JIF Nacional 2022

Publicado por: Reitoria / 28 de Novembro de 2022 às 10:46

A delegação do IFMT chegou ontem a noite (27) em São José do Rio Preto para participar do VII JIF Nacional - Jogos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - que reúne até sexta (02), 2.000 atletas de 31 institutos de todos os estados do Brasil que competirão em 11 modalidades desportivas: basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, judô, atletismo, futebol de campo, natação e xadrez.

O IFMT participa do JIF Nacional com 60 atletas, sendo 30 em modalidades coletivas e 30 em modalidades individuais. O Campus Sorriso representa o IFMT nas modalidades de vôlei de praia e tênis de mesa feminino e com a equipe de futsal masculina. O Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva com as equipes de vôlei feminino e xadrez masculino.

Nas modalidades de atletismo, judô e natação participam atletas dos Campi de Pontes e Lacerda, Alta Floresta, Barra do Garças, Várzea Grande, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Diamantino, Tangará da Serra, Sinop e Primavera do Leste. Foram selecionados 16 atletas para o atletismo, sete para a natação e sete para o judô.

O estudante do Campus Sorriso, João Vitor, que participa das provas de salto em distância e 5.000 metros nas competições de atletismo, comparou a experiência no JIF nacional a um sonho. “É como se estivéssemos sonhando. Essa oportunidade é muito importante para nós. Estar aqui e conhecer alunos de outros institutos, trocar experiências, confraternizar é muito bom”, afirmou o jovem que participa pela primeira vez dos JIF.

Experiência de formação fundamental na vida dos estudantes

O reitor Julio César dos Santos considerou os JIFS nacionais uma oportunidade de vivenciar novas experiências.

“As práticas e atividades desportivas são tratadas como fundamentais na perspectiva de formação para a vida e para o mundo do trabalho em todos os nossos cursos e é por isso que realizamos os maiores jogos da rede federal no nosso país e fazemos questão de enviar o número máximo de participantes para o evento nacional, oportunizando assim uma experiência de formação fundamental na vida dos nossos estudantes”.

O chefe da Delegação do IFMT, Paulo Sérgio Costa, observou que os desafios de trazer uma delegação para um evento nacional são compensados pela riqueza da experiência estudantil e também pessoal dos jovens.

“Toda essa energia dos nossos alunos torna gratificante para nós da instituição poder oportunizar isso a eles. Eles estão muito empolgados e percebemos o envolvimento com a modalidade que estão participando. Hoje já tivemos uma dupla que passou para a semi-final do tênis de mesa. Aguardamos as surpresas da semana e esperamos trazer muitos troféus para Mato Grosso.”