início do conteúdo

IFMT Campus Confresa participa da 2° fase da V OMIF- olimpíada de matemática dos Institutos Federais

Publicado por: Campus Confresa / 29 de Maio de 2023 às 17:00

A Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) - é uma competição de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado de nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira. A OMIF é realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira a ser definido cada ano para sediar a olimpíada no ano subsequente.

Em 2023, a OMIF foi realizada no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Participaram ao todo 7.601 estudantes inscritos na primeira fase, tendo 383 estudantes sido classificados para a segunda fase. As premiações da edição foram as seguintes medalhas: Ouro (11); Prata (21); Bronze (32) e Menção honrosa (41).

A delegação do IFMT contou com 7 campis participantes, com 8 alunos classificados, o Campus Confresa teve 1 aluno classificado - Antoniel Silva Borges, acompanhado pela professora Amanda Moraes rodrigues.

A 2ª fase oconteceu nos dias 19 a 21 de maio no IFCE - Campus Fortaleza e teve prova dissertativa e um evento com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais e uma novidade: uma feira de ciências aberta para as escolas Estaduais, Municipais e Particulares da região do Campus Fortaleza. Além do encontro dos professores de Matemática dos IFs. A organização do evento chamou a atenção da professora Amanda Moraes: "esta edição da OMIF começou fazendo a diferença com a equipe de acessibilidade que ofereceu provas adaptadas para 6 alunos com deficiências, sendo que 4 foram medalhistas", contou a professora. 

Ela também disse que iniciou um projeto nesse ano, para preparar os alunos para as Olimpíadas de Matemática. "O projeto Trilhando Caminhos Olímpicos nasceu da vontade de revelar os talentos em matemática da nossa região, e a participação nessa olimpíada nos mostrou que é possível sim! Estar entre os 300 melhores alunos de matemática dos Institutos Federais é muito satisfatório. Poder oportunizar essa experiência de troca de conhecimentos com campi de todo país é fantástico. Queremos com essa experiência incentivar mais ainda o gosto de estudar matemática", ressaltou a professora. 

O IFMT terá a oportunidade de sediar a 2 fase da VI OMIF ( 2024) que acontecerá no Campus Bela Vista de Cuiabá. Saiba mais: IFMT Cuiabá Bela Vista sediará 2a fase da Olimpíada de Matemática das IFs 2023.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT