IFMT é destaque em Mostra Nacional de Projetos de Inovação com produto tecnológico desenvolvido no Campus Cáceres

Publicado por: Campus Cáceres / 29 de Novembro de 2022 às 18:03

Pesquisadores do IFMT Cáceres apresentam inovação na Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília.

Com o uso de inteligência artificial aplicada a imagens de satélite, uma equipe de pesquisadores do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo desenvolveu uma plataforma virtual para detecção e monitoramento espacial de danos causados por insetos em plantios florestais. O produto é um dos destaques nacionais da Mostra Tecnológica de Projetos de Inovação da 2ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica que está sendo realizada, em Brasília, até o próximo domingo (04.12).

O evento, promovido pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, tem como tema ‘Tecnologia e Inovação’ e é voltado a estudantes e profissionais da educação profissional e tecnológica de todo o país com envolvimento em projetos de inovação. Para a Mostra Tecnológica, foram selecionados 30 produtos, protótipos, novas tecnologias e projetos desenvolvidos no Brasil por instituições da rede pública e privada de Educação Profissional e Tecnológica que estão sendo divulgados nos estandes do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

Neste espaço de destaque para soluções empreendedoras e inovadoras, a equipe coordenada pelo professor Alexandre dos Santos, doutor em Entomologia, com a participação dos acadêmicos do campus Cáceres, Nayara Grassioti Almeida e Ricardo Jair de Oliveira, representa o IFMT com a divulgação do produto de inovação tecnológica,  plataforma ‘ForestCloud’.

O produto será apresentado também durante a mostra para uma banca de avaliadores do setor privado.

“A Semana da Educação Profissional e Tecnológica é a maior vitrine de projetos da rede federal e estar presente nesse evento pelo segundo ano consecutivo é muito importante para o IFMT. Por questões orçamentárias nossa representação foi limitada nesse ano, mas trouxemos o projeto que vem se destacando em vários editais e competições, representa nossa capacidade criativa e inovadora”, afirma Fernanda Marques Caldeira, chefe de Departamento de Inovação Tecnológica do IFMT.

Redução de custos e de impactos ambientais

De acordo com o coordenador do projeto, professor Alexandre dos Santos, a plataforma digital, desenvolvida com o uso de técnicas de inteligência artificial aplicadas a imagens de satélite em ambiente de computação em nuvem, possibilita a detecção rápida de danos causados por insetos em plantios florestais. Hoje, o monitoramento de pragas no país é feito por colaboradores motorizados que monitoram os plantios com inspeção visual, muitas vezes limitada pela altura das árvores e extensão das plantações.

Entre as viabilidades testadas, a ferramenta pode gerar contribuições ambientais ao possibilitar a redução na quantidade de aplicações de inseticidas.

“O uso dessa nova ferramenta tecnológica permitirá a futuras empresas clientes a antecipação de possíveis anomalias nos plantios que gerem danos na produção. A ferramenta possibilita rápida análise de risco e tomada de decisão, a fim de reduzir os custos de controle e impactos ambientais gerados pelo uso de inseticidas”, aponta o pesquisador.

O projeto é desenvolvido com recursos previstos no Edital 05/2020 de Apoio ao Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Foto: Da esquerda para direita (Nayara Almeida, Ricardo Oliveira, Alexandre Santos e Fernanda Caldeira)