IFMT divulga nota sobre bloqueio orçamentário anunciado pelo Governo Federal

Publicado por: Reitoria / 2 de Dezembro de 2022 às 17:07

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) vem a público informar que o Ministério da Economia efetivou, ontem (01/12/2022), um bloqueio de R$ 2.214.301 nas programações orçamentárias de despesas discricionárias da Instituição. Com esse novo bloqueio, a redução orçamentária chega a R$ 8.380.440 em 2022, já que, em junho deste ano, o Ministério da Economia já havia cancelado R$ 6.166.139 em despesas discricionárias do IFMT.

O montante bloqueado afeta todos os Campi, Campi Avançados e a Reitoria nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, compreendendo assistência estudantil, contratos terceirizados, projetos em andamento, editais de pesquisa e extensão, eventos, diárias, passagens e outros.

Além do bloqueio orçamentário, o Decreto 11.269/2022 zerou os limites de pagamento das despesas discricionárias da instituição. Com essa medida, a Instituição fica impossibilitada de efetuar pagamento de compromissos financeiros já assumidos, despesas liquidadas em 2022.

A equipe técnica orçamentária da Pró-reitoria de Administração está avaliando o impacto do bloqueio em cada Campus e na Reitoria, para que sejam realizados os encaminhamentos necessários. Parte dos recursos bloqueados já haviam sido comprometidos (aprovisionados) pela instituição; e com o bloqueio, deverão ser revertidos.

Como já demonstramos em notas anteriores sobre o tema, cada corte feito significa menos atividades de laboratório, menos eventos para compartilhamento de experiências de pesquisa e de extensão, menos projetos para auxiliar na resolução de problemas de comunidades e menos parcerias com empresas para soluções com menor custo e desenvolvimento nacional.

A Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso reafirma o seu compromisso em continuar reivindicando a suspensão dos bloqueios, visando à manutenção de suas atividades e ao cumprimento do seu papel primordial: oferecer educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.

Instituto Federal de Mato Grosso

Marcadores: ifmt_1