PLANO DE CONTINGÊNCIA DO IFMT CAMPUS CONFRESA PARA O ENFRENTAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS CAUSADOR DA COVID-19

Publicado por: Campus Confresa / 13 de Abril de 2021 às 17:26

O Plano de Contingência do IFMT campus Confresa tem como objetivo principal, apontar as diretrizes que orientarão os gestores, servidores e a comunidade acadêmica na adoção de medidas para o enfrentamento à Covid-19 no âmbito do IFMT campus Confresa.

O documento contem 19 Medidas gerais de prevenção, controle, minimização e eliminação de riscos durante período de distanciamento social; 29 Orientações para os gestores do IFMT-CFS; Fluxo de comunicação e fiscalização de atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão do campus;Ações preventivas pré retorno às aulas presenciais; além das Orientações específicas acerca dos setores do IFMT Campus Confresa.

Considerando as peculiaridades da Covid-19 e as orientações da Reitoria e do Comitê de Medidas Preventivas e Orientações sobre a Covid-19 do IFMT, o IFMT- CFS suspendeu suas atividades acadêmicas presenciais a partir do dia 18 de março de 2020, mantendo as atividades administrativas essenciais e adotando o sistema de plantão, rodízio e o trabalho remoto com seus servidores e colaboradores. Foi adotado o regime de exercício domiciliar (RED).

A Comissão Permanente de Assistência Estudantil do campus segue disponibilizando auxílios e realizando atendimentos para viabilizar a continuidade do ensino. Em razão da possível necessidade durante o período de distanciamento social, o
serviço de atendimento psicológico e de saúde do campus está mantido, de forma online. Podem solicitar atendimento tanto estudantes quanto servidores, estagiários e terceirizados

O campus, por meio da Portaria 62/2020 CFS-GAB_CFS-DG_CCONF_RTR_IFMT, de 19 de maio de 2020, designou a Comissão Local de Medidas Preventivas e Orientações sobre a Covid-19, formada por docentes e técnicos administrativos, com o objetivo de nomear uma comissão para estudar, planejar e executar ações integradas de acompanhamento, conscientização e de prevenção da doença no âmbito da instituição.

A comissão tem o compromisso de elaborar este Plano de Contingência Local, estabelecendo ações e medidas norteadoras a serem executadas visando o combate e a prevenção à disseminação da Covid-19, com a formulação de materiais educativos, orientações para a comunidade interna e externa do IFMT-CFS e auxiliando no processo de estruturação do campus para a retomada segura das atividades dos servidores, colaboradores, comunidade em geral e dos discentes em um possível retorno às aulas presenciais.

Este documento visa proteger nossa comunidade acadêmica e seus familiares, trazendo orientações e procedimentos que possam garantir segurança e eficácia no desenvolvimento das atividades determinadas essenciais durante a pandemia e durante atividades presenciais excepcionais que tenham necessidade de ocorrência neste período, bem como em um possível retorno gradual de atividades presenciais. A segurança depende da consciência e das atitudes de cada membro desta comunidade, e não apenas deste conjunto de regras.

Confira na íntegra o documento em anexo