início do conteúdo

Site de divulgação de dados meteorológicos é apresentado ao público na IV Jenpex

Publicado por: Campus Confresa / 23 de Novembro de 2021 às 19:07

O site da Estação Metereológica do IFMT Campus Confresa foi apresentado ao público durante as apresentações de trabalho científicos da IV Jenpex. O projeto de extensão aprovado no edital Nº 36/2021  é coordenado pelo professor Dr. José Antônio do Vale Sant’Ana e vai disponibilizar boletins metereológicos diariamente.  

O objetivo é, segundo o página é:  "monitorar, coletar, processar e divulgar de forma continua os dados da estação meteorológica automática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa para todo o município de Confresa-MT e região, tornando os dados fornecidos por essa estação úteis e acessíveis à toda a sociedade Confresense".

Para a produção rural o projeto é relevante no planejamento e tomadas de decisões. Segundo o professor José Antônio,  "para se trabalhar na parte rural, precisamos conhecer algumas características, principalmente climáticas da região, temperatura, umidade relativa, índice pluviométrico (chuvas), e evapotranspiração. Nossa idéia é justamente fornecer esses dados de forma fácil e acessível aos produtores da nossa região. 

"Queremos manter de agora em diante nossa estação e site, digo porque essa estação estava parada, e nós não estávamos usando uma ferramenta tão útil para a produção rural. Já deixamos até de fornecer para pessoas que nos pediram, mas agora com o site funcionando, temos um problema solucionado", disse José Antônio .   

A estação também mede a velocidade do vento, a direção e suas rajadas. Além disso os dados podem ser visualizados a partir de interpretações ou de forma bruta de hora em hora.

Acesse e saiba mais BOLETIM METEOROLÓGICO 

A partir desta semana, o site do Campus Confresa também terá link para acesso ao site do boletim metereológico. 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT