início do conteúdo

Histórico do campus Confresa

O Campus Confresa leva o nome da cidade que o recebeu. Sua concepção, desde o início, com a realização da primeira audiência pública em dezembro de 2007, foi atender à vocação produtiva da região do Araguaia Xingu. Seu raio de atuação chega a 500 km (quinhentos quilômetros) de extensão, sendo uma instituição de ensino muito sonhada pelos habitantes da região. Desde o início dos anos 70, os primeiros desbravadores desta área de Cerrado vislumbraram oferecer aos seus filhos aquilo que a maioria esmagadora não recebeu: ensino de qualidade.

Segundo moradores, era bastante comum, até bem pouco tempo, os pais que gozassem de uma condição financeira razoável, mandarem seus filhos para estudarem em Goiânia -GO, Barra do Garças-MT, Palmas-TO ou em outras cidades polos regionais.

Com início das atividades administrativas e pedagógicas do campus datadas em 26 de abril de 2010, seus Projetos Políticos Pedagógicos dão ênfase às formas humanística de educação. Considerando a necessidade de sanar a dívida social contraída ao longo da história, as populações assentadas pela reforma agrária são potenciais candidatos a ingressarem nos cursos, recebendo atenção especial, no tocante ao ingresso e permanência.

O Campus procura proporcionar formação e qualificação profissional no âmbito da educação profissional e tecnológica, nos diferentes níveis de ensino, para os diversos setores da economia, bem como realizar pesquisa e extensão com vistas a promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreito diálogo com os setores produtivos e a sociedade, especialmente de abrangência local e regional e tem procurado, também, oferecer mecanismos para uma educação continuada.

Em 2013, o Campus realizou a primeira formatura dos cursos técnicos integrados ao Ensino médio.
Atualmente a instituição conta com aproximadamente um mil alunos distribuídos em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nas áreas de Agropecuária e Alimentos; curso técnico subsequente em Controle Ambiental; curso técnico na modalidade Proeja em Comércio; cursos de graduação em Agronomia, Licenciatura em Ciências da Natureza - Química, Licenciatura em Ciências da Natureza- Biologia, Licenciatura em Ciências da Natureza-Física e Licenciatura em Ciência Agrícolas e ainda conta com cursos de pós-graduação Latu Sensu . O Campus tem muito que se solidificar, mas é o mais expressivo representante do ensino na região.

Marcadores: historico

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT