início do conteúdo

Laboratórios

LABORATÓRIOS DO CAMPUS CONFRESA 

 

O campus Confresa possui laboratórios destinados ao ensino e a pesquisa que atende aos cursos de graduação e cursos Técnicos. 

Tutorial para Módulo de agendamento do SUAP para os laboratórios:

1 - Laboratório de Química  

Nesse laboratório são aplicados os fundamentos das ciências químicas, utilizados de forma didática, bem como os aplicados pela indústria e na área ambiental, possibilitando ao aluno conhecer as operações básicas de laboratório.  

Equipamentos: Capela de exaustão e chuveiro de emergência com lava-olhos. Possui centrífugas, espectrofotômetros UV/vis, agitadores magnéticos com aquecimento, medidores de pH, condutívimetros, banho-maria, estufas, rota-evaporador, bomba de vácuo com balanças eletrônicas analítica e  semi-analítica, estufa de DBO, vidrarias e materiais  em geral. 

 2 - Laboratório de Análise Sensorial 

O objetivo do laboratório é realizar análises sensoriais de alimentos e bebidas, com a aplicação dos sentidos humanos conforme estabelecido pela NBR,  associado a  aplicação de diversos testes estatísticos. São feitas análises dos atributos sensoriais do alimento como odor, cor, textura, sabor, etc, com o intuito de caracterizar ou determinar o grau de aceitação de um produto no mercado, para desenvolver novos produtos, modificar os existentes e avaliar products shelf life.

Equipamentos: O laboratório está equipado com Cabines de Análise Sensorial e refrigerador  duplex.

                                                                   

3 - Laboratório de Microbiologia 

Nesse laboratório são realizadas análises para verificação da qualidade microbiológica, permitindo saber se os alimentos e água estão aptos ou não para o consumo. São aplicadas várias técnicas de identificação de microrganismos deterioradores e patogênicos, utilizando as normas de biossegurança.

Equipamentos: Refrigerador duplex, autoclaves de bancada, bicos de Bunsen, banho termostáticos, contador de colônias digital e mecânico, Agitador Magnético com Controle de Aquecimento, Balança Analítica,  Banho Ultratermostático, , Estufas Bacteriológicas, Estufa BOD,  Forno Micro-ondas,  Microscópio Óptico Binocular,  Microscópio Estereoscópico Binocular,  pHmetro, diversas vidrarias e  acessórios. As bancadas possuem, energia elétrica para desenvolvimento dos experimentos. 

AGENDAMENTO 

4 - Laboratório multidisciplinar de Tecnologia de Alimentos 

Aqui realizam-se a caracterização das matérias-primas utilizadas na elaboração de produtos derivados de hortifrutigranjeiros, de bebidas, panificação, leite e derivados, carnes e derivados, entre outros. São desenvolvidos produtos com a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula como os conceitos físico-químicos, bioquímicos, microbiológicos e nutricionais e das normas de higiene e biossegurança nas linhas de produção. 
 

Equipamentos: fogão industrial, refrigerador duplex, estufa BOD, freezer, mesas de aço inoxidável, moedor de carnes, despolpadora de frutas, forno a gás, cilindro industrial para massas, batedeira de 12 Litros para Massas, liquidificador industrial, misturadora de massa industrial, masseira industrial, balança eletrônica  digital, refratômetro digital, balança semi- analítica e materiais e acessórios diversos. As bancadas possuem, energia elétrica e água para desenvolvimento dos experimentos. 

5 - Laboratório de Bromatologia  

Nesse laboratório faz-se uma correlação com processos tecnológicos e físico- químicos. O aluno aprende a identificar e caracterizar componentes dos alimentos como água, carboidratos, lipídios, proteínas, vitamina e sais minerais. 

Equipamentos: Capela de exaustão para gases tóxicos, Agitadores magnéticos com e sem aquecimento, manta aquecedora, centrífuga, compressor, rota-evaporador,  condutivímetro, destilador de micro-Kjedahl, fotômetro de chama, destilador e deionizador de água, , estufas de secagem, mufla,  potenciômetro e balança analítica. Espectrofotômetro UV/VIS, balanças eletrônicas e analíticas, banho ultrassônico, liofolizador, microscópios óptico e eletrônico. Conjunto de peneira de diversos mesh. Além de diversas vidrarias e acessórios necessários para o desenvolvimento das atividades. As bancadas possuem, energia elétrica e água para desenvolvimento dos experimentos. 

6 - Labortório de Física  

O laboratório didático de física tem um papel importante na educação científica principalmente por colocar os estudantes em contato com os fenômenos descritos por leis e teorias que permeiam a ciência. 

Equipamentos: diversos Kits completos para experiências de Magnetismo, experiências de Óptica e para experiências de Mecânica. Possui Bancadas para preparação dos experimentos com ponto de corrente elétrica, uma bancada com pia e água; Toda vidraria e reagentes necessários para desenvolvimento das atividades.

7 - Laboratório de Solos

                                                            

Nesse laboratório são realizadas aulas práticas com análise de solos, rochas, etc, além de atividades de iniciação científica.

8 - Labortório de Entomologia 

 Cujo objetivo é construir um acervo de preservação de espécimes ou estruturas de espécimes mortos para pesquisas 

(em fase de conclusão)

9 - Labortório de Informática 

Este laboratório é equipado com computadores para atender as atividades dos cursos do IFMT Campus Confresa. 

10 - Laboratório de Biologia 

Este laboratório é equipado para atender as atividades do curso de Biologia do IFMT Campus Confresa.

Contato: laboratorios.cfs@ifmt.edu.br
Telefone: (66) 3564-2603 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT