Coral do IFMT Campus Confresa emociona público na aula inaugural do curso FIC “Acordes de Oportunidade”

No último dia 12 de setembro, a comunidade de Lago Grande, distrito de Santa Terezinha-MT, recebeu a aula inaugural do […]

No último dia 12 de setembro, a comunidade de Lago Grande, distrito de Santa Terezinha-MT, recebeu a aula inaugural do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Acordes de Oportunidade, fruto da parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Confresa e a Prefeitura Municipal.

O evento reuniu autoridades locais e representantes da instituição. Estiveram presentes a primeira-dama Raquel, representando o prefeito Tiago Castelan; o vereador Zé Maria; a gestora do programa de extensão Dom Pedro Casaldáliga, Gislane Aparecida Maia; a secretária municipal de Educação, Telma Bezerra; a jornalista e coordenadora do coral do IFMT, Telma Aguiar; o coordenador de Cultura, Messias Santos; a diretora da Escola Lago-Grande, Gleiciane Gonçalves dos Santos; e a professora formadora do projeto, Gleiciely Rodrigues Moraes.

A programação foi marcada por apresentações culturais que emocionaram o público. A cantora Domingas Vieira trouxe sua voz ao palco, enquanto estudantes da Escola Lago-Grande interpretaram a canção ‘Meu Araguaia Querido’.

O ponto alto da noite foi a participação do Coral do IFMT Campus Confresa, que apresentou a peça musical ‘Águas Turvas, uma história do Araguaia’, retratando a luta e a trajetória de Dom Pedro Casaldáliga.

Para o coordenador de Cultura, Messias Santos de Souza, a chegada do curso representa a continuidade de uma história construída com dedicação e voluntariado: “Na cultura, na verdade, eu sou voluntário. Trabalho como coordenador pedagógico na rede municipal e, nas horas de folga, tento ajudar, planejar e executar ações culturais. Desde 2015, iniciei junto com o professor Edilson o projeto Primeiras Notas, em Santa Terezinha, oferecendo aulas de violão. Já passaram por lá cerca de 250 crianças e jovens, muitos deles hoje músicos, cantores e profissionais. Aqui, no FIC Acordes de Oportunidade, seguimos com essa mesma perspectiva: abrir caminhos e dar oportunidades para que a juventude realize seus sonhos.”

Durante a programação, a secretária municipal de Educação, Telma Bezerra, destacou a emoção em assistir à apresentação do coral: “Fiquei encantada. A peça sobre Pedro Casaldáliga revela toda a sua história, que é referência para nós no Araguaia. Foi um momento muito lindo e emocionante.”

Representando o prefeito Tiago Castelan, a primeira-dama Ana Raquel ressaltou a importância do projeto para ampliar o acesso à cultura: “Fiquei encantada com o projeto, com o teatro porque amo a história de Pedro e tudo que ele representa. O curso FIC chega a comunidades mais afastadas, levando cultura e transformação.”

Segundo Gislane Maia, o curso FIC “Acordes de Oportunidade” surge como mais uma ação para ampliar o acesso à formação e incentivar a valorização da música como ferramenta de transformação social.

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza