início do conteúdo

Aula de Metodologia de Ensino de Ciências tem concurso de paródia em curso de licenciatura

Publicado por: Campus Confresa / 15 de Abril de 2019 às 16:52

Com o objetivo de discutir conceitos de Ciências de forma descontraída e incentivar o protagonismo dos estudantes, o professor Drº Marcelo Franco Leão promoveu um Festival de paródias de Ciências. A aula de apresentação das paródias  aconteceu no último dia 11 de abril, porém o trabalho dos estudantes, começou bem antes, tendo que passar por diversas fases, como decorar melodia, letra e conceitos de ciências. A atividade foi proposta nas aulas de Metodologia de Ensino de Ciências I (componente do 3º semestre dos cursos de Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física e Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química).

"Com o intuito de promover estudos de alternativas metodológicas para o ensino em Ciências da Natureza, realizamos o festival. Para tanto, os estudantes foram instruídos a escolher uma música, escolher o assunto da ciências para abordar, baixar a letra original, elaborar a nova letra contendo os conceitos científicos, baixar o playback, ensaiar, apresentar a paródia e explicar os conceitos científicos envolvidos", explica Leão.

"O resultado foi surpreendente, pois todos os 10 grupos se empenharam na elaboração, apresentação e explicação. Alguns grupos foram acompanhados por músicos e outros cantaram acompanhados pelo playback. Os estudantes do 5º semestre do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química foram convidados para participar como jurados, avaliando os seguintes aspectos: apresentação, postura dos integrantes, criatividade, letra elaborada, conceitos científicos envolvidos e explicação aos colegas. Cabe lembrar que estes estudantes já tinham vivenciado esta estratégia de ensino (paródias) quando estudaram o componente curricular no ano anterior" sintetizou o professor.

A paródia vencedora do festival foi "Show das ondas sonoras", elaborada pelas estudantes Lindalva e Marciele, do Curso de Física. Porém todas as paródias foram elogiadas pelos jurados, e também ganharam chocolates como premiação.
Na conclusão da atividade, o professor Marcelo Franco Leão realizou uma avaliação com os estudantes, relatando as potencialidades da estratégia. Todos manifestaram que a atividade é desafiadora, o que motiva o empenho e o envolvimento de todos pelos estudos. Alguns mencionaram que a estratégia pode ser utilizada de diferentes maneiras: sendo solicitado para os estudantes elaborarem as paródias, ou até mesmo os professores podem elaborar para ensinar os conceitos em suas aulas.

Lú Sales, estudante de Licenciatura em Física disse que se surpreendeu com a evolução do projeto, segundo ela o professor inicialmente apenas pediu a turma para escolher um tema e letra da música original: "escolhemos Fenomenologia do Calor e uma música do Skank, no nosso trio o Alex Nunes toca violão, então a gente levou vantagem", brinca. A estudante também referenciou a participação da turma: "foi engraçado porque o povo se emprenhou muito pra fazer as paródias". Ela ainda destacou que a organização do professor Leão foi determinante para a adesão da turma ao projeto: "com o Marcelo não tem nada pra depois, ele é muito lindo, decorou a sala com claves de Sol, tudo muito bem organizado, foi muito divertido, com certeza usaria com meus alunos, sem falar no quanto nos divertimos com um colega que fez a dancinha do hit Jhenifer".

Texto: Marcelo Leão; Colaboração: Telma Aguiar

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT