Além de proporcionar momentos de convivência e oportunidade de divulgação das iniciativas empreendedoras das servidoras do IFMT, o 2º Bazar Vênus possibilitou uma ação solidária de alcance social, com a doação de diversos itens ao Centro de Pastoral para Migrantes, em Cuiabá.
As doações foram provenientes da arrecadação do Bazar, organizado na Reitoria, pelo Núcleo de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (NSSQVT) e pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
A entrega das roupas, calçados, acessórios femininos, masculinos e infantis, brinquedos e alimentos não perecíveis foi feita nesta quarta-feira (14), pelas servidoras Bianca Moreira e Carla Beatriz. “Estamos felizes com este gesto solidário gerado pelo bazar”, afirmou Bianca.
Os itens doados vem em boa hora para auxiliar à casa no atendimento aos 23 haitianos acolhidos no momento, aos 100 venezuelanos que devem chegar em breve e às pessoas que passam pela casa diariamente. A instituição já abrigou 150 pessoas, mas não tem cama para todos, conta com apenas 80 camas e, a exemplo de outras entidades filantrópicas, necessita de todo tipo de auxílio.
“No momento estamos preparando a casa, o espaço e os dormitórios para receber os venezuelanos. Sempre precisamos de doações e todas elas são muito bem-vindas”, agradeceu Graciene Farias, funcionária da Pastoral.
Pastoral do Migrante de Cuiabá – A casa funciona há mais de 30 anos no bairro Carumbé. O prazo de permanência das pessoas acolhidas é de 45 dias, mas elas acabam ficando bem mais tempo, até conseguir um emprego. Só depois de 30 dias trabalhando e de terem encontrado um local para alugar é que vão embora do abrigo.