Campus Confresa faz evento alusivo à Consciência Negra

Publicado por: Campus Confresa / 27 de Novembro de 2019 às 19:48

Ontem o IFMT campus Confresa realizou seu evento alusivo ao dia da Consciência Negra. O evento trouxe, mais uma vez, espaços e momentos para os estudantes refletirem sobre o que é ser negro na sua sociedade atual. Foram palestras, depoimentos, exposição de trabalhos realizados em sala de aula, e diversas apresentações artísticas bem como o desfile de beleza Garota e Garoto AfroIF 2019.

durante as palestras, professores e estudantes negros compartilharam em seus depoimentos, situações de discriminação racial e diversos estudantes relataram como os projetos do IFMT Campus Confresa, os fizeram se reconhecer negros, se aceitar e se libertar dos lugares-comuns da sociedade brasileira em relação ao negro.

Alguns trabalho trouxeram as estatísticas, outros relembraram negros cientistas que foram brilhantes em suas trajetórias profissionais. Mas, a noite foi repleta de momentos que fizeram o público chorar e se chocar com as declarações de dor, sofrimento e superação pessoal.

“Eu pedi pra alisar o cabelo com 14 anos e minha mãe ficou muito triste, tempos depois quando entrei no IF e me deparei com o trabalho da assistente social Simony, que falava de empoderamento feminino por meio do cabelo e eu vi as alunas daqui todas com o cabelão solto, logo soube o que acontecia comigo e o que eu queria ser” declarou Karine, do terceiro ano técnico em Agropecuária.

“Quando eu cheguei aqui no IF eu passei a fazer a transição capilar eu mesma me chamava de Laurão, por medo de sofrer preconceito eu me fazia Bullying antes que alguém fizesse”,disse Laura Neta estudante do segundo ano.

“Temos que dar valor a todas as minorias, movimentos que lutam por igualdade e dignidade, movimentos étnicos raciais, feminista, LGBTQIAP+, dos trabalhadores rurais, e indígenas que muitas vezes são marginalizados e discriminados enquanto movimento de atuação e luta, isso é triste porque tira a visibilidade dessas pessoas e movimentos”, declarou o professor Washington enquanto contava suas experiências.

Veja mais imagens em https://www.facebook.com/campusconfresa/photos/pcb.743043082772520/743031049440390/?type=3&theater