Campus Confresa fica em primeiro lugar da região no ENEM 2019

Publicado por: Campus Confresa / 1 de Julho de 2020 às 15:46

A Evolucional, (plataforma de diagnóstico que utiliza algoritmos para analisar dados), com base nos microdados divulgados em 26/jun/2020 pelo Inep sobre o Enem 2019 (portal.inep.gov.br/microdados), consolidou as notas dos alunos de cada escola participante no exame.

Segundo esta plataforma, e outras também consultadas,  o IFMT Campus Confresa obteve o primeiro lugar no município de Confresa, comparando com outras duas escolas que também oferecem Ensino Médio. A Instituição também configura em primeiro na microrregião do Araguaia-Xingu, segundo a professora Carla Danielle: "Eu conferi aqui no estado, antes aparecem apenas escolas de Barra do Garças e Água Boa, ou seja, na nossa micro região estamos em primeiro", comemorou.

O IFMT campus Confresa se destacou entre as escolas do município e da região. Considerando as notas das provas objetivas e da redação, obtivemos os seguintes resultados:
1 lugar entre as escolas do município de Confresa
1 lugar entre as escolas da região Araguaia-Xingu
1 lugar entre as escolas públicas da Mesorregião Nordeste
3 lugar entre as escolas da Mesorregião Nordeste
20 lugar entre as escolas públicas do Mato Grosso

O diretor do Campus Confresa, Giliard Brito de Freitas, parabenizou a equipe do Campus e declarou que o resultado:"É motivo de muito orgulho e é muito significativo pra nós que completamos 10 anos de funcionamento em Confresa. Esse resultado junta-se a todas as conquistas que nossos estudantes obtiveram ao longo desses anos, com a contribuição de todos os servidores e comunidade externa, em um esforço coletivo pela melhoria da nossa região e pela transformação social através do ensino, da pesquisa e da extensão".

A diretora de Ensino do Campus, Ana T. Alves, disse que é "importante lembrar que no IFMT não temos um ensino voltado especificamente para o ENEM, mas as nossas diversas práticas de pesquisa, extensão com os estudantes, e a própria Iniciação Científica, somada a qualificação dos docentes é um conjunto que faz com que os estudantes se saiam bem na prova. Envolvemos nossos estudantes em vários projetos, por isso eles tem mais facilidade na prova. Sabemos que tem escolas conteudistas que preparam para o ENEM, esse não é nosso caso, mas nossas ações culminam nesse resultado", explicou a diretora.

Para o cálculo das proficiências por escola, em cada uma das provas objetivas e da Redação, foram considerados, concomitantemente:

A) Os alunos do ensino médio apontados nos Microdados Enem 2016, Microdados Enem 2017 ou Microdados Enem 2018 ou Microdados Enem 2019 como “Cursando e concluinte do Ensino Médio em 2016” e “Cursando e concluinte do Ensino Médio em 2017” ou “Cursando e concluinte do Ensino Médio em 2018”, respectivamente.

B) Os participantes, ou seja, os alunos, dentre os descritos no item A, que realizaram as quatro provas objetivas e a prova de Redação, obtendo proficiências superiores a 0 (zero) em todas as provas objetivas.

Cálculo das médias:

A média das questões + redação é a média aritmética simples entre as cinco notas, isto é, notas das quatro áreas de conhecimento mais Redação:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
Matemática e suas Tecnologias;
Redação.

A média das questões é a média aritmética simples entre as notas das quatro áreas de conhecimento:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
Matemática e suas Tecnologias.

Quarenta e quatro estudantes do Campus Confresa realizaram a prova. Veja a seguir a tabulação de alguns dados:

Ranking site elite campinas com nota da redação

Texto: Telma aguiar, Washington A. Ferreira e Carla Danielle Mendes