Na última sexta-feira o IFMT Campus Confresa e os parceiros da prelazia de São Félix do Araguaia, por meio da CPT Araguaia, deram início a segunda turma do curso FIC: Agricultura e Pecuária de Base Agroecológica. Na quinta-feira à noite os estudantes puderam presenciar uma mesa solente de abertura que contou com a palestra da egressa do curso, Valdiva Ferreira, que compartilhou com os presentes suas experiências de vida como agricultora e sua visão e práticas a partir dos conhecimentos vivenciados durante o curso que ela concluiu.
Durante todo o final de semana os estudantes que compareceram, todos de origens ligadas a agricultura familiar ou trabalhadores em entidades ou instituições ligadas à atividade rural; ou ainda Indígenas, retireiros do Araguaia e quilombolas presentes no Território Xingu Araguaia; foram expostos a uma série de experiências de aprendizado.
As aulas aconteceram tanto no Centro Comunitário Padre Josimo, em Porto Alegre do Norte, onde os estudantes ficam alojados durante o período que estão tendo aulas presenciais, quanto no Campus do IFMT/Confresa onde também foram realizadas diversas práticas pedagógicas.
Participaram das práticas professores e técnicos adminstrativos do IFMT Campus Confresa e da Comissão Pastoral da Terra- Araguaia, que são também mantenedores do curso.