Conforme os Projetos Políticos Pedagógicos (PPCs) dos cursos, "Os Seminários de Integração de Conteúdos (SIC) são trabalhos desenvolvidos pelos discentes semestralmente com o objetivo principal de valorizar a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade dos cursos de Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física e Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, ministrados no campus Confresa", explicou o coordenador do seminário, Frederico Martins sobre o evento que expõe resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão.
O evento teve sua noite de abertura na segunda-feira, 18/02 e vai continuar durante toda a semana. Ele acontece no período noturno e tem registrado presença envolvida, dos estudantes de licenciatura.
A noite de abertura contou com mesa solene formada pelo diretor geral do Campus Confresa, Giliard Brito de Freitas, da diretora de Ensino Aldemira Ferreira, dos coordenadores dos respectivos cursos, Ana Claudia Alves, representando Janecleia Aragão, Robes Alves e Frederico Martins.
Após a abertura, o evento trouxe a palestra do professor Doutor em Educação em Ciências, Marcelo Franco Leão. "Eu quis abordar a noção de Para Quem, Como e O Quê ensinar. Partindo do contexto atual, falei da importância de se fazer críticas ao modelo de escola, que dentre outros aspectos não respeita a singularidade do estudante e até tira a liberdade do professor escolher seu livro didático. Falei ainda sobre o novo perfil do estudante: mais imagético e que aprende coletivamente com uso das tecnologias", comenta Leão.
Partindo de suas experiências pregressas como docente, Marcelo Leão também deu exemplos de atuações que mudaram realidades locais: "Já trabalhei em escolas onde as crianças chegavam com fome e portanto, dispersas. Então, em vez de servirmos a merenda no horário convencional, a trouxemos pro início das atividades, isso trouxe resultado prático. Falo isto para nos esquecermos a escola ideal e nos lembrar de que é possível ensinar ciências na escola real, onde não há um laboratório equipado ou bibliotecas, mas mesmo assim é possível inserir o aluno no contexto da pesquisa e fazer a diferença". O professor também disse que o seminário é um momento onde os licenciandos são protagonistas do processo de ensino/aprendizagem e que isso gera um ciclo: "eles experimentando na condição de estudantes já estão se capacitando para ensinar por meio de ações de pesquisa e quando lecionarem também vão querer que seus estudantes sejam protagonistas do processo".
Sobre o futuro acadêmico dos egressos dos cursos de licenciatura o professor falou ainda que "é promissor pela falta de professores de ciências no mercado de trabalho, mas, o licenciando não deve se enganar, este é um espaço para quem quer aprender a ensinar" resumiu.
Após a palestra os licenciandos extrapolaram o tempo destinado aos debates, falando sobre as questões pertinentes à palestra de Leão. Markondes Lacerda Araújo, licenciando em Biologia comentou o evento: “O primeiro dia do SIC 8 foi maravilhoso, abordou temas bastantes solicitados para os licenciados como os desafios enfrentados pelos professores e de como ser um professor 'fora da caixa', utilizando através do cotidiano materiais alternativos que auxiliam os alunos na melhor compreensão do conteúdo. O palestraste Marcelo Franco Leão é um excelente profissional e um show de professor.” enfatizou o discente.