Ontem o IFMT Campus Confresa realizou durante todo o dia o seu Fórum Local para Consulta Pública das Diretrizes da Educação Profissional Técnica Integrada de Nível Médio. O Fórum teve ampla participação da comunidade interna, principalmente no período matutino, e também contou com a presença de representantes da comunidade externa, segundo constatou Aldemira Ferreira, pedagoga do Campus.
A Comunidade do IFMT discutiu e sugeriu alterações na proposta de Minuta das Diretrizes da Educação Profissional Técnica Integrada do IFMT, agora a minuta será encaminhada à Comissão Central, que analisará essas sugestões e depois encaminhará ao CONSUP (Conselho Superior). No CONSUP, um relator terá um prazo para fazer a relatoria e depois de aprovado, passa a valer. Provavelmente no segundo semestre, conforme explicou o diretor geral, Giliard B. de Freitas.
“O que está se construindo aqui são as diretrizes. É um documento norteador, que diz como a gente deve elaborar o PPC (Projeto Pedagógico de Curso). Ou seja, os novos PPCs serão elaborados depois que a gente aprovar essas diretrizes. Os PPCs de todos os campi do IFMT serão reformulados pra se adequar às novas diretrizes”, esclareceu Giliard.
Wenysson Campos Alves, estudante do terceiro ano do curso técnico em agropecuária foi um estudante atuante na construção da minuta, ele expressou suas opiniões a respeito de poder fazer parte da construção desse documento: “É muito interessante, estar na frente de várias pessoas, participando da construção desse documento, foi uma forma valiosa de contribuir para a comunidade e ajudar a resolver problemas de maneira colaborativa. É também uma maneira de se sentir parte de uma comunidade e contribuir para ela de alguma forma”.