Campus Confresa realiza II Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão - Jenpex

Publicado por: Campus Confresa / 16 de Agosto de 2018 às 08:18

Na última semana (9 e 10/08) O IFMT Campus Confresa realizou a II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento reuniu cerca de 60 trabalhos de estudantes e professores de toda região do Araguaia Xingu e 650 inscritos em mini cursos diversos. A jornada durou dois dias com eventos nos períodos matutino, vespertino e noturno.

A coordenadora da Jenpex professora Ma. Célia Ferreira de Sousa declarou que “houve uma evolução extraordinária do anterior para esta edição.” Segundo Célia, houve envolvimento eficaz das comissões de organização que passaram a contar com estudantes e maior participação dos discentes nos eventos, embora ela pense que precise aumentar ainda mais. Ela também salientou que todas as palestras foram riquíssimas.

Os trabalhos foram quatro Mesas de debate: A Educação como ferramenta na promoção do desenvolvimento sustentável no Araguaia Xingu, na qual debateram os professores Me. Luis Antônio Soares Barbosa – UNEMAT Campus Luciara; Prof. Esp. Romis de Sousa Moraes/SEDUC/PA e Prof. Me. Francisco Assis Ribeiro Sousa – Cepesca– MT. Teve ainda a mesa O papel da educação no projeto de crescimento econômico na região do Araguaia Xingu na qual debateram os professores Ademir Brandão Costa (Professor da SEDUC/PA, Licenciado em Matemática pela UEPA e Mestrando em Educação pela UFT); Prof. Dr. Iberê Martí Silva – IFMT Campus Confresa e José Pereira Cordão Sobrinho – Secretaria Agricultura Confresa-MT; Empreendedorismo e cooperativismo no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, na qual debateram Cleiton de Oliveira - Gerente de RH da JBS - Prof. Esp. Marcelo Silva Rodrigues – IFMT Campus Confresa; Bartolomeu Junior De Sousa Silveira – Técnico EMPAER/CBN e Sistema de Cotas e acesso de alunos e professores em às instituições públicas na qual debateram a Assistente Social Laura Cristina Nobre Barros – IFMT/Confresa e Profª. Ma. Samira dos Santos Ramos – IFMT/Confresa Debatedor, Prof Me. Washington Ferreira Amaral – IFMT/Confresa e Prof. Me. Cecilio Porcino da Silva Souza Neto – IFMT/Confresa e Prof. Ma. Nayara Dias Alves Teixeira – IFMT/Confresa.

A Jenpex contou também com Palestra: Escrita científica versus Plágio, ministrada pelo Professor Dr. Samuel Tavares dos Santos – IFMT Campus Confresa e ainda com Atividades Culturais a exemplo das do Grupo de Teatro do IFMT: Culturas Afro, africanas e indígenas, além de Apresentação de comunicações orais e em pôsteres.

Os Mini cursos foram um marco atrativo da atenção do público. Ao todo foram oferecidos 26: Redação dissertativa: ENEM em foco; Contar histórias: do artefato pedagógico transdisciplinar à arte; Sustentabilidade é negócio; Gestão financeira rural; Produção de sabão artesanais; Produção de cerveja artesanal; Controle de irrigação por meio da tensiometria; Educadores empreendedores na era do conhecimento; Aproveitamento integral de alimentos; Processamento tecnológico de vegetais; Relações étnico raciais em destaque; Leitura e escrita: chá literário; ArteBio: Reciclando e reinventando saberes; Leitura e escrita: protagonismo estudantil através de aprendizagem cooperativa; Regras básicas de xadrez; Poliedros: construindo e aprendendo matemática; Reaproveitamento de alimentos; Planejamento de experimentos e otimização de processos químicos, microbiológicos e agrícolas; Estudo de sólidos de revolução com o uso do Geogebra; Introdução à física experimental; A culinária afrodescendente em cantinhos brasileiros; Conscientização ambiental e reciclagem; Beleza e saúde através das ervas naturais; ArtEducação em contextos transdisciplinares; Publicidade: A fada madrinha da realidade; English In Tune: Gymkhana.

Quem apresentou trabalho destacou a oportunidade que a Jenpex oferece de os levar a público, como Jhony Sousa e Luciene Dorta de Canabrava do Norte, ambos estudantes do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso- Unemat: “pra nós a Jenpex traz a oportunidade de divulgar o trabalho, nossas experiências em sala de aula e compartilhar com as pessoas que aqui vieram abstrair informações. Nosso trabalho foi bem desenvolvido, acho que as pessoas gostaram e nesse sentido a Jenpex veio contribuir com quem está iniciando a docência”.

O estudante Dimitri apresentou o trabalho: A Comercialização de Produtos Oriundos da Agricultura Familiar em Feiras Livres do Município de Confresa: “Esse trabalho me ajudou na prática da apresentação e a diminuir a dificuldade de me expressar com pessoas olhando, dessa forma já é um treinamento para o trabalho de conclusão de curso” disse o aluno.

Confira em breve mais fotos na sessão Galeria

Marcadores: ii-jenpex