A I Mostra de Matemática do IFMT Campus Confresa, realizada no dia 21 de agosto, foi um dia "repleto de atividades e desafios matemáticos", conforme os seus organizadores: professores e licenciandos do campus. O evento proporcionou uma imersão no universo da matemática, oficinas e apresentações. "Uma oportunidade única para os jovens explorarem a beleza e a aplicabilidade da matemática de forma divertida e engajadora".
O evento era destinado a estudantes do ensino fundamental, médio e superior, o que aconteceu durante a tarde e noite da última quarta-feira e surpreendeu pela quantidade de participantes que superou o público estimado: "foi muito gratificante e desafiador porque até os nossos crachás acabaram e tivemos que correr para fazer novos, mas, isso é muito bom, porque no começo não sabíamos do interesse, já que matemática é uma matéria considerada difícil, mas, esse tanto de apresentações e participações é algo muito gratificante mesmo", disse Suellen Greatti, coordenadora da feira.
Organizada em parceria entre os professores de matemática do Campus e os licenciandos em Matemática, a I MOMATIF teve como objetivo estimular o interesse pela matemática, promover a troca de conhecimentos e apresentar as diversas possibilidades da área. Esta foi a primeira ação do Campus voltada especificamente para a matemática. O Coordenador do Curso de matemática, Thiago Beirigo, comemorou a adesão das escolas da região: "foi surpreendente porque a gente recebeu alunos com trabalhos da escola Creuslhi; escola 29 de Julho; da escola Militar Cabo Moura; escola da zona rural de Nova Floresta; e da escola privada Milenium."
A professora de matemática e ciências, Soleny Canuto, egressa da licenciatura em Química, e estudante da segunda graduação em matemática do IFMT campus confresa, e também mestranda em Matemática pelo PPGEN, trouxe sua turma de sexto ano da escola particular onde leciona: " está sendo uma diversão, eles estão amando e se divertindo bastanto, está tudo muito lindo, todo mundo enjado. Meus alunos estão conseguindo assimilar com o dia a dia deles, porque a forma como a feira está sendo exposta proporcionou isso e as premiações e até brincadeiras de torta na cara quando erram, fazem com que tudo vire diversão".
Confira os trabalhos premiados na Momatif :
lassificação da tarde:
1° lugar: História da Matemática
Autores: Mellyssa Karynny, Maria Eduarda e Josilane
2° lugar: Cassino Matemático
Autores: Nicolly Kelly e Jaime Lucas (alunos do técnico em agropecuária)
3° lugar: empate
Caixa de coordenadas: explorando o plano cartesiano
Autores: Sérgio Silva e Patrícia Medrado
Visual Novel Game: uma forma divertida de aprender matemática
Autores: Gabrielly Gama, Grazielly Gama, Lázara Sofia, Renata Pinheiro (escola militar Tiradentes)
Classificação da noite:
1° lugar: Caixa de coordenadas: explorando o plano cartesiano
Autores: Sérgio Silva e Patrícia Medrado
2° lugar: pinturas utilizando formas geométricas
Autores: Emily Dias e Raniel Gomes
(Alunos da Agronomia e da Matemática)
3° lugar: stop da matemática
Autores: Josilane Dias, Aleinaid Araújo e Maria Eduarda