No sábado, 27 de Abril, foi realizado o Seminário de Articulação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica. O evento aconteceu no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso - CEFAPRO de Confresa com a presença de professores e coordenadores dos programas e de estudantes bolsistas do PIBID e da Residência Pedagógica dos cursos de Licenciatura em Biologia, Física e Química do IFMT Campus Confresa e dos cursos de Pedagogia e Sociologia da Universidade Estadual de Mato Grosso -UNEMAT.
Foram desenvolvidas atividades de Extensão (Oficinas/cursos) e três palestras para professores e licenciandos tratando de metodologias diferenciadas, a saber: Currículo sobre as perspectivas da nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC , ministrada pela Professora Mestra Juliana Capanema, presidente do CEFAPRO-Confresa; Avaliação – princípios, concepções sob a ótica da BNCC e outros documentos educacionais, ministrada pela Professora Especialista Marli de Oliveira Rocha – CEFAPRO Confresa; Informática Básica, ministrada pelo Professor Noel da Rosa Mazetto – IFMT Confresa e ainda a oficina de Elaboração de Relatórios Acadêmicos, pela Professora Célia Ferreira de Sousa, do IFMT campus Confresa.
O organizador do evento, Pedro Martins Sousa, explica que o PIBID, é destinado a estudantes do início ao meio do curso: "além de incentivar a permanência tem como objetivo maior que o estudante aprenda para além do conhecimento técnico do curso, a ensinar. As atividades desenvolvidas fazem com que os bolsistas já desde a academia tomem conhecimento do funcionamento da escola. Já a Residência Pedagógica destinada aos estudantes que estão do meio do curso em diante, aptos para fazerem estágio e regência, serve para que o estudante pratique os conhecimentos diretamente em sala de aula."
Quelen Luz Pereira, estudante do quinto semestre de Pedagogia da UNEMAT, bolsista do PIBID, comentou ações que ela desenvolveu durante a permanência no programa, "foi muito gratificante porque se obtêm muito conhecimento da escola, a experiência é muito importante por causa do contato que a gente tem com os professores das escolas, com as crianças estudantes, é uma iniciação para se obter experiência, saber como funciona uma sala de aula."