Campus Confresa realiza solenidade de formaturas

Publicado por: Campus Confresa / 5 de Abril de 2023 às 19:02

Na noite da última sexta-feira,31/03, o IFMT Campus Confresa realizou a solenidade de colação de grau dos cursos de bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física e formatura dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agroindústria e Agropecuária.

O evento que aconteceu na quadra poliesportiva do Campus Confresa e contou com a presença do Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, Prof. Júlio César dos Santos e do diretor geral do Campus Confresa, Giliard Brito de Freitas, que juntamente com professores, compuseram a mesa de autoridades.

“Eu sou grato por fazer parte da equipe do IFMT, apesar das divergências, o Campus Confresa é muito unido, quando decide realizar uma ação, ela é concretizada, graças aos nossos servidores e estudantes somos o que somos”, disse em seu discurso de chefe da instituição, Giliard Freitas. Ele também parabenizou a gestão do Reitor, professor Júlio César, por encontrar outras fontes de recursos, frente aos cortes de orçamento que sofreram as instituições de ensino.

Giliard lembrou que o Campus Confrea não parou, mesmo com a pandemia do Covid-19 e que está melhor porque continuou se desenvolvendo. Aos formandos Giliard aconselhou: "estamos trabalhando sempre buscando o melhor, e é isso que desejo a vocês agora formados, profissionais: busquem sempre o melhor e façam o seu melhor independente das condições, deem o seu melhor".

O chefe máximo do IFMT, professor Júlio César Santos, disse em tom jocoso que a parte mais difícil de ser reitor é que deixam seu discurso sempre por último e as pessoas sempre esperam que seja o mais bonito. E não decepcionou, levando muitos presentes a emoção ao remontar o momento da criação do Campus Confresa: “Nesse sentido, eu gostaria de contar uma breve história a vocês, em 2008 foram criados os IFs, as antigas escolas técnicas passaram a ser os Institutos Federais e o governo criou um programa de expansão, novas unidades, nas maiores cidades dos estados. Em Mato Grosso, naquele programa de expansão, Confresa não estava inclusa. Ou seja, o Campus Confresa não deveria existir naquele momento, e aí o bispo Dom Pedro Casaldáliga interveio, falou pessoalmente com o presidente, falou da necessidade que Confresa e região tinha da implantação desta unidade e Confresa foi inclusa naquele momento. Desde então, esse Campus tem sido uma grande ferramenta de transformação social, uma ferramenta que melhora a vida das pessoas através da educação. O que tem contribuído com uma mudança significativa no perfil socioeconômico da região. O desenvolvimento pelo qual passou essa região, que já foi conhecida na nossa história como o vale dos esquecidos e hoje é o vale das oportunidades, tem a digital do Instituto Federal de Mato Grosso”.

As turmas de Agronomia e Licenciatura em Biologia tiveram como padrinhos, respectivamente, o profº José Antônio do Vale Santana e madrinha, a profª: Ana Cristina Alves de Almeida. As turmas também homenagearam os professores Danilo dos Anjos, e Francisco Eriberto de Lima.