IFMT Cuiabá Bela Vista sediará 2a fase da Olimpíada de Matemática das IFs 2023

Publicado por: Reitoria / 24 de Maio de 2023 às 17:09

Anúncio foi feito no encerramento da edição de 2022, que teve a participação de estudantes
de seis campi do IFMT em Fortaleza, no dias 19 a 21 de maio.

O Campus Cuiabá Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foi escolhido para sediar a segunda fase da VI Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) 2023, que acontecerá em 2024. O anúncio da nova sede foi feito pela Comissão Nacional no último domingo, 21 de maio, durante o encerramento da segunda fase da Edição 2022, realizada em Fortaleza (CE).

“A segunda etapa da VI OMIF, edição 2023, deverá ser realizada entre maio e junho de 2024. Vamos criar a comissão responsável pela organização do evento para dar início aos preparativos”, comentou o professor Maurino Atanasio, coordenador local da OMIF, do Campus Cuiabá – Bela Vista.

Em 2023, a OMIF foi realizada no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Participaram ao todo 7.601 estudantes inscritos na primeira fase, tendo 383 estudantes sido classificados para a segunda fase. As premiações da edição foram as seguintes medalhas: Ouro (11); Prata (21); Bronze (32) e Menção honrosa (41).

A delegação do IFMT na OMIF incluiu estudantes e professores de 6 campi: Cáceres - Prof. Olegário Baldo, Várzea Grande, Cuiabá - Bela Vista, Confresa, São Vicente e Barra do Garças.

Experiência incrível e enriquecedora

O professor de Matemática, Adriano Mamedes Nascimento, e o aluno de Desenho de Construção Civil, Jair Nogueira do IFMT Várzea Grande, avaliaram positivamente a experiência no evento.

"Participamos de minicursos voltado à área de matemática, mesas temáticas, oficinas e palestras com professores renomados. Sem falar da troca de experiências com pessoas de todo o país com diversos sotaques, vai ficar gravado em nossas memórias", afirmaram.

O coordenador local da OMIF do campus Barra do Garças, o professor Manoel Rodrigo Moreira também acompanhou os alunos Weliri Vinicius Rodrigues Correa (3º ano de Administração) e Arthur Ribeiro Mueller (2º ano de Administração), durante essa etapa.

Arthur e Weliri comemoraram a chegada à reta final da da 5ª OMIF reconhecendo o apoio dos professores durante o processo de preparação que resultou na descoberta de uma nova habilidade e na vontade de seguir adiante.

“Chegamos na reta final e a experiência foi fantástica. Algo totalmente novo para mim. Quero agradecer ao professor Manoel e a todos os professores de matemática que nos auxiliaram. Nossos minicursos foram muito bons e fui capaz de adquirir um conhecimento na área que jamais pensei que conseguiria. Fiquei apaixonado pela matemática e pretendo levar adiante essa paixão,” contou Arthur.

“Podem esperar por mim nas próximas edições da OMIFs. Prometo não decepcionar, estar lá novamente e garantir uma medalha para o IFMT. Para quem tem interesse em participar da OMIF, venham! A experiência é única e vale muito a pena vivenciar tudo isso que o IF e a matemática tem para nos proporcionar,” completou.

Weliri também classificou a oportunidade de representar o campus nessa etapa da Olimpíada como “incrível e enriquecedora”.

“Foi simplesmente sensacional. A gente fez a prova no dia 19. No dia seguinte tivemos mais diversas palestras, oficinas, momentos muito bacanas, apresentações culturais, gente do país inteiro lá reunida, de todas as regiões e estados. A gente fica muito feliz por ter conseguido a classificação e agradece a todos que apoiaram para que a viagem fosse possível, professores e servidores lá do IFMT,” relatou Weliri.

A Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) - é uma competição de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado de nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira. A OMIF é realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira a ser definido cada ano para sediar a olimpíada no ano subsequente.

Texto: Decom/IFMT
Fotos e informações: Ascom/Campi: Cuiabá - Bela Vista, Barra do Garças e Várzea Grande