Neste ano aconteceu a XII edição da Olimpíada Mato-Grossense de Química - OMQ. A olimpíada, coordenada pelo professor aposentado do IFMT Luiz Both é a terceira mais importante do país nesta modalidade de Ensino Médio, afirmou Milton Júnior, professor do Campus Confresa responsável por coordenar os estudantes do campus durante o percurso da Olimpíada.
Os alunos Áureo Ferreira de Lima Neto (1º ano), Hugo Rafael Rodrigues Alcântara (1º ano), Mateus Costa de Araújo (3º ano), Mathus Alem P. Cardoso (1º ano) e Micaella Renata Moresco (1º ano) foram premiados com menções honrosas numa cerimônia realizada na última sexta-feira ( 01/12) no auditório da Secretaria Estadual de Educação-SEDUC MT, em Cuiabá. Estiveram presentes membros das entidades organizadoras: Assossiação Brasileira de Química – Regional MT, da SEDUC, do IFMT e da Universidade Estadual de Mato Grosso – UFMT.
“A OMQ é dividida em duas fases, sendo que neste ano a nota de corte subiu para 6,0; nas edições anteriores a média era 5,0. Num universo composto pela mesma quantidade de inscrições que nos anos anteriores, isso significa que o ensino de química melhorou no estado.” Afirmou Milton.
Esta edição contou com 11.0267 alunos do Ensino Médio inscritos na primeira fase, dos quais 2.227 se classificaram para a segunda fase. No campus Confresa 137 estudantes se candidataram na primeira fase sendo que 18 se classificaram para a segunda fase, dos quais cinco foram premiados com as menções honrosas, disse o coordenador.
O professor Milton começou a desenvolver neste ano o Projeto de Preparação Para as Olimpíadas de Química, ele explica que os alunos recebem o conteúdo curricular em suas salas, com as professoras Jessica e Lunara (que também faz parte do projeto), e nos encontros estudam as questões específicas para as olimpíadas.