A Comissão de Saúde dos JIFMT Sinop conseguiu reunir mais de 70 colaboradores de diversas instituições para garantir a segurança, a integridade física e o bem-estar diante de algum incidente com estudantes ou servidores nos 12 locais de competições, principalmente nas disputas das modalidades de quadra, campo, atletismo, judô e natação.
A equipe construiu parceria com a UFMT, o Centro Universitário Unifasipe e a Secretaria Municipal de Saúde. Do curso de medicina da UFMT participam 30 alunos supervisionados pelo professor Urandi Junior. Os estudantes estão de prontidão nos períodos matutino e vespertino para qualquer ocorrência na sede do campus Sinop, nos ginásios Maria Vidilina, João Carlos Pasa, Violetas e no Estádio Gigante do Norte.
Da Unifasipe participam 18 estudantes do curso de Enfermagem que também estão presentes nos locais de competições. “Essa colaboração mútua é uma excelente oportunidade para que os alunos do último ano possam atuar na assistência e primeiros socorros e tem a oportunidade de aplicar o conhecimento num ambiente seguro e controlado”, explicou o professor Bruno Rauber.
Para o estudante de medicina da UFMT, Fernando Freitas, participar dos Jogos contribui para o entendimento da medicina na prática. “Estou no módulo de ortopedia e estar no evento, especialmente na disputa de judô, me faz entender melhor como é o atendimento de traumas e também qual o protocolo utilizar em caso de alguma ocorrência”, destacou.
Na visão do participante do JIFMT, a estudante Lorena Freitas que faz o curso de técnico em Meio Ambiente no Campus Cuiabá Bela Vista e é atleta de Judô, a segurança de ver a ambulância e a equipe de saúde ali à disposição, “traz tranquilidade pra gente lutar. É importante essa equipe ali sempre do nosso lado pronta pra qualquer acidente que acontecer. Eu me sinto segura pois sei que eles têm todo equipamento, sabem dos procedimentos e também conseguem deixar a gente tranquila”, ressaltou.
Com a secretaria de Saúde de Sinop a parceria foi no sentido de garantir atendimento nas unidades de saúde para qualquer urgência e emergência com estudantes e servidores. “Temos a recomendação da prefeitura de que as unidades de saúde municipais possam atender com nossos atletas com a agilidade possível”, explica a coordenadora da comissão professora Senilde Catelan.
Além dessas parcerias, o IFMT disponibilizou três ambulâncias UTI com médicos intensivistas e enfermeiros para atender o evento. A comissão de Saúde reúne cinco servidores do campus e cinco estudantes para organizar toda a estrutura e garantir que tudo funcione bem durante a competição.