Curso de Formação Inicial e Continuada de trabalhadores/as ofertado pelo IFMT campus Confresa, Comissão Pastoral da Terra - Araguaia e parceiros será lançado amanhã em Porto Alegre do Norte

Publicado por: Campus Confresa / 24 de Maio de 2018 às 11:10

Acontecerá amanhã o lançamento do curso de formação inicial e continuada de trabalhadores - FIC: Agricultura e Pecuária de Base Agroecológica. O curso será oferecido através de parceria do IFMT campus Confresa com a Prelazia de São Félix do Araguaia, por meio da Comissão Pastoral da Terra- CPT Araguaia, a Prefeitura Municipal de Confresa representada pela secretaria Municipal de Agricultura e EMBRAPA Agrossilvopastoril/Sinop.

Segundo explicou Aldemira Ferreira da Silva, Diretora de Ensino do campus Confresa, “O demandante (CPT - Araguaia) já nos trouxe a proposta para a elaboração do curso e a demanda dos participantes. A turma será bastante heterogênia: trabalhadores rurais de diferentes municípios da região, representantes indígenas de diferentes etnias, retireiros do Araguaia da Reserva Extrativista de Luciara, grupo de mulheres trabalhadoras rurais e representantes quilombolas”.

O curso terá uma mística própria, conforme relata Aldemira, “ele foi concebido para atender diferentes grupos de trabalhadores/trabalhadoras rurais. Os professores serão referências na reflexão e produção no tema, por isso, queremos aproveitar a oportunidade de aproximação com esse público tão diferente e trocar experiências”.

Os estudantes chegarão hoje e ficarão hospedados no Centro Pastoral Padre Josimo em Porto Alegre do Norte, por residirem em outras cidades e onde acontecerá o acolhimento dos participantes, as atividades de integração e as atividades da aula.

Para essa primeira aula o professor convidado é Manuel Baltazar, da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, e iniciará com a temática: História da Agroecologia.