Nesta quinta e sexta-feira, (12 e 13), os estudantes do curso de Agronomia e os membros da Empresa Júnior, EJAX, realizaram mais uma edição do evento denominado Semana da Agronomia com o tema: Cultivando conhecimento, colhendo inovação.
Nesta edição o evento teve um formato semelhante a exposições agropecuárias ou dias de campo, tradicionais no ambiente de empresas rurais. Empresas do setor montaram estandes e disponibilizaram servidores para exporem produtos, inovações tecnológicas e explicar ao público presente suas aplicações.
Participaram empresas revendedoras de máquinas agrícolas, revendedoras de produtos agropecuários, pilotos de drones de pulverização e crédito rural, dentre outras. Além, é claro, das tradicionais palestras, mesas redondas, mini cursos e exposição de trabalhos acadêmicos.
Dentre os palestrantes, o proprietário da empresa Prema, comercializadora de grão, Neider Borges, proferiu palestra pelo segundo ano consecutivo. Desta vez Borges, além de falar sobre técnicas para visualizar oportunidades de mercado, explicou como está fazendo isso pela segunda vez com a abertura de sua nova empresa, a Asher que fabrica briquetes para uso em secadores de grãos.
A engenheira Agrônoma, Laiany Medeiros, compartilhou, no segundo dia do evento, a rotina de uma empreendedora, mulher, no ramo agrícola, com o tema: “tornando-se uma agrônoma de sucesso”, contou suas experiências sendo representante comercial e ainda deu um show de carisma ao demonstrar conhecimento sobre a estrutura acadêmica dos IF’s e demais instituições de ensino superior.
A Roda de Coversa: “Requisito de um profissional para o mercado de trabalho” com a participação de estudantes egressos do campus confresa discutindo sua atuação profissional, teve nesta edição os egressos Daniel Pacheco, Jaqueline Aragão, Thiago Seifert, Henildo Pereira, mediados pela estudantes do 2° semestre, Aline Vieira.
Além disso, a Semana contou com demonstrações técnicas e mini cursos.
O diretor presidente da Empresa Júnior e um dos organizadores do evento, Lucas Oliveira, estudante do 8° semestre, disse que apesar do mau tempo o evento foi um sucesso: “estou muito satisfeito, apesar de todo o empecilho climático que atrapalhou a participação do público, o evento foi proveitoso e ainda houve na manhã do primeiro dia 480 inscrições".