Equipe do NAPS promove Circuito Pré Carnaval focado na saúde do estudante

Publicado por: Campus Confresa / 13 de Fevereiro de 2020 às 15:44

Um Circuito pré carnaval foi organizado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Saúde (NAPS). Durante todo o dia de ontem (12/01) uma sala decorada com o temas carnavalescos recebia estudantes de várias turmas, uma por vez, para assistirem filmes, ouvirem palestras e realizarem testes de saúde. O objetivo do evento, segundo a psicóloga Aliciane Andrade, foi "trazer sensibilização dos estudantes quanto aos cuidados necessários no período de festas de carnaval".

A psicóloga explica que o núcleo trabalha com a promoção da saúde e, portanto, o evento buscou fortalecer a prevenção de doenças. "A gente entende que ao prevenir doenças e fortalecer nossa saúde, o custo e o tempo é muito menor que o tratamento, então, trazendo essa reflexão e essa sensibilização para os estudantes, nessa época do ano, acreditamos que podemos despertar a consciência para evitar as infecções sexualmente transmissíveis", diz Aliciane.

Outros temas abordados no circuito foram: o uso excessivo de álcool, e drogas que tem como consequência aumento de gravidez na adolescência além dos casos de infecções sexualmente transmissíveis, segundo a psicóloga.

A secretaria municipal de saúde também participou do evento por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realizou diversos testes na áreas das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS). "Chamamos atenção sobre os sintomas dessas infecções, sobre os riscos que essa época do ano promove e também sobre excessos de bebida. Os estudantes estão numa fase que precisam se sentir parte de um grupo e muitas vezes usam drogas e bebidas para fazer parte desses grupos, então, estamos chamando atenção para os riscos que hábitos, comportamentos e atitudes podem trazer para uma vida toda do estudante", concluiu Aliciane.