início do conteúdo

Equipe faz visita técnica à Rede de Sementes do Xingu e Áreas Rurais

Publicado por: Campus Confresa / 19 de Outubro de 2023 às 17:06

No domingo, 08/10, servidores do Campus Confresa e estudantes de diversos cursos realizaram uma visita técnica à Rede de Sementes do Xingu (RSX), em Porto Alegre do Norte -MT (PAN), e no Assentamento Manah, em Canabrava do Norte – MT. Segundo a professora de Física, Eliane Larroza, a visita teve o objetivo de "aprendermos um pouco sobre a metodologia de plantio denominada "MUVUCA", uma técnica que mistura Sementes nativas e de adubação verde, plantando-as diretamente no solo da área de reflorestamento".

Esta atividade fez parte da cadeira Educação Ambiental (Licenturas: física, química, e biologia). Também fizeram parte da visita, estudantes de Biologia, acompanhados pela profª. Nayara Dias, e estudantes de outras cadeiras da profª. Eliana (Física Geral I, PIPE II, e TCC), que tinham interesse no assunto, para acrescentar em sua área educacional. Participaram também professores de diferentes áreas, com interesses em comum, aprender/conhecer sobre a Rede de Sementes do Xingu – RSX e contribuindo de alguma forma na formação acadêmica: prof. Paulo Shiota, da Física, Prof. Rubens Machado, da História, Profa. Nayara Dias, da Biologia, e Profa. Ana Almeida, da Biologia.

"Quem nos recebeu, apresentou o projeto MUVUCA da RSX, cuidou da logística de visitação em Porto Alegre do Norte e Canabrava, foi o estagiário na cadeira Educação Ambiental, Ângelo Altair de Oliveira, doutorando em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTO, que trabalha e atua em comunidades da região do Xingu/Araguaia, com grupos indígenas, comunidades locais etc, tendo artigos publicados sobre estudos desenvolvidos na região", comentou Larroza.

Também acolheu o grupo de professores e estudantes do IF a engenheira florestal e técnica da RSX, Claudia Alves de Araújo, que apresentou a história da RSX e a técnica de plantio “MUVUCA”. Ela se colocou à disposição para intermediar encontros, caso alguém se interesse em conhecer o trabalho de Ângelo e outros pesquisadores, para talvez se desenvolver algum projeto de interesse comum, "estarei à disposição para introduzir a apresentação", concluiu Claudia Alves.

A visita no Assentamento Manah, em Canabrava do Norte aconteceu nas casas de Lindalva Conceição Barbosa e Dalvina Barbosa, que são coletoras de sementes e também têm áreas de floresta plantadas em suas terras, com a técnica da Muvuca. Apesar de estar um tempo muito seco, os estudantes e professores puderam caminhar nas propriedades e ver de perto os plantios de floresta que têm dois anos, já mostrando resultado em quantidade e crescimento das plantas.

Do Assentamento Manah, os estudantes e professores do IF dirigiram-se até a Casa de Sementes de Porto Alegre do Norte, onde foram acolhidos pelo Guardião das Sementes, o técnico da RSX Genésio Alves, que mostrou o processo de seleção, armazenamento, registro no banco de dados e venda das sementes para plantio. Eles puderam ver de perto a Muvuca de sementes, tirar suas dúvidas e entender todo o processo, desde a organização dos grupos de coletores até a venda das sementes e plantio em área. "A RSX com sua técnica de colheita e plantio de sementes nativas é uma alternativa ambientalmente potente, socialmente includente e economicamente viável", opinou Ângelo Altair.

Texto: Telma Aguiar (edição Jornalística), Eliane Larroza e Ângelo Altair.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT