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ESCOLA DE VILA RICA DÁ CONTINUIDADE NO CURSO DE EXTENSÃO DO IFMT CONFRESA "A ESCRITA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR"

Publicado por: Campus Confresa / 31 de Janeiro de 2020 às 11:12

O coordenador do Projeto de extensão "IFMT presente!", Marcelo Franco Leão, esteve em Vila Rica, no último final de semana, para ser banca do Projeto de Intervenção “A escrita científica na Educação Escolar”. O projeto foi desenvolvido por professores e estudantes da Escola Estadual Maria Esther Peres como um desdobramento da formação sobre a escrita científica, ministrado pelo professor Marcelo para professores das redes municipais e estaduais de ensino.

Marcelo, que trabalha com a formação continuada de professores, ressaltou que o que o deixou muito feliz foi perceber que os professores cursistas dessa escola entenderam sua proposta e que estão dando seguimento no aprendizado, proporcionando os conhecimentos também para seus estudantes. " O que a gente escreve e socializa se eterniza, outras pessoas podem aprender com isso", disse Marcelo em entrevista concedida à rádio Comunitário Eldorado FM.

Confira abaixo a entrevista na íntegra. É necessário estar logado ao Facebook. 

O encerramento do Projeto de Intervenção “A escrita científica na Educação Escolar” conteceu no dia 25 de janeiro de 2020, nas dependências da UNEMAT de Vila Rica. Ele foi desenvolvido com estudantes do 3º Ano B do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres. Como temática para as investigações foi proposta a discussão acerca das relações étnico-raciais

No primeiro momento os professores abordaram o conceito de Pesquisa, a importância de definir um objetivo geral para ser alcançado por meio de estudos na literatura existente sobre o assunto, bem como as maneiras de coletar dados em um determinado contexto. Também foi mencionada a importância de apresentar e discutir os resultados obtidos, além dos cuidados com a apresentação do texto final.

Os 25 estudantes do 3º Ano B apresentaram oralmente as pesquisas realizadas e logo após foram arguidos por uma banca de professores composta por Marcelo Leão, a Assessora Pedagógica, Graciela Sales o orientador do respectivo trabalho. Ao todo foram seis trabalhos. "Os comentários e sugestões realizadas foram no sentido de ajustar a redação dos textos que foram previamente lidos e avaliados", comentou Leão. Outros estudantes, dos 2º e 3º Anos do Ensino Médio matutino, assistiram as apresentações.

Marcelo Leão ressaltou a importância de estudantes concluintes do Ensino Médio já terem contato com o desenvolvimento de pesquisas e com a redação científica, o que facilitará o percurso acadêmico quando ingressarem no Ensino Superior. Essa turma do 3° ano B já havia assistido às bancas de defesa da pós-graduação em Educação do Campo do IFMT, que aconteceu na Unemat em novembro de 2019.

Uma das professoras orientadoras, Edilaine Leal, disse que “Participar deste projeto foi muito significativo para todos os envolvidos, pois nos vimos diretamente imersos no mundo da pesquisa, o que oportunizou aos estudantes bases teóricas e metodológicas. Também destaco a relevância da temática étnico-racial, pois só com pesquisas conseguiremos desconstruir os estereótipos existentes na sociedade e reproduzidos para assim construir relações mais humanas".

Já a professora Mônica Strege, de quem partiu a iniciativa de dar seguimento ao projeto, declarou que: "Em um ano atípico, marcado pelos ataques à educação, o que resultou na greve, posso afirmar que tivemos muito êxito em desenvolver projetos como esse, o que uniu muito o grupo e aproximou a comunidade. Buscamos maneiras dinâmicas para envolver os estudantes. Ressalto a parceria com o IFMT Campus Confresa que a cada dia se fortalece, é muito bom ter a presença e o respaldo dessa instituição que sempre atende nossas solicitações".

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