Estudantes de Controle Ambiental fazem visita técnica ao Tocantins

Publicado por: Campus Confresa / 8 de Julho de 2019 às 15:55

No dia 27/06, sete alunos do curso Técnico Subsequente em Controle Ambiental juntamente com o professor Milton Fantinell, saíram para uma visita técnica na empresa BRK Ambiental, que é uma das primeiras empresas brasileiras privadas de saneamento básico, foi criada em janeiro de 2008 para prestar serviços nos segmentos de água e esgoto. A empresa tem hoje 6 mil funcionários e atua em mais de 186 municípios, onde atende cerca de 17 milhões de pessoas, na cidade de Palmas – To.

Na manhã do dia 28/06, foram recebidos na Estação de Tratamento de Água - ETA 06, pela senhora Lenice Vilela que mediou o processo de agendamento da visita técnica.  Adriana responsável pela ETA 6, após uma breve palestra, conduziu todos por uma visita em todas as etapas de tratamento de água, iniciando pela captação até a distribuição, passando pelos laboratórios onde são aferidas as informações a respeito da qualidade da água servida à população.

No período vespertino a equipe do Campus Confresa se deslocou até a Estação de Tratamento de Esgoto, onde o senhor Carlos Henrique de Souza, após uma breve palestra conduziu a turma para conhecer todas as etapas de tratamento de esgoto da cidade. O local recebe o esgoto que após o tratamento retorna aos rios e lagos.

No dia 29/06 a turma de Controle Ambiental conheceu o campus do Instituto Federal - IFTO de Palmas, onde foram recebidos pelo professor Claudir Vivan, que apresentou todo o campus, além do professor Marcelo Mendes Pedroza, que apresentou os laboratórios de química do campus e posteriormente alguns projetos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos e professores do daquela unidade.

A turma ficou muito grata pela ajuda do IFTO nesta visita, o qual proporcionou o transporte de todos os alunos pela cidade de Palmas até os locais visitados.

O aluno Robson Daione disse que: “foi importante esta viagem, para nós vermos como realmente é feito na prática o tratamento de esgoto e de água.”

Para a estudante Lorena Vieira Gomes, a visita foi de grande importância: "termos a oportunidade de sair e ver lugares onde o nível de conhecimento e desenvolvimento é maior,  abre nossa mente e queremos trazer o novo  para a nossa cidade, com a idéia de que isso fará uma enorme diferença no futuro, pois, Confresa está crescendo rápido e nós temos que estar ao mesmo nível de outros centros urbanos, afinal, como Técnicos em Controle Ambiental vamos ter que saber conciliar o desenvolvimento da cidade com o Meio Ambiente, pois sem ele não seríamos nada.”

Para o professor Milton Fantinell a viagem foi muito proveitosa e proporcionou uma melhor compreensão do conteúdo que foi trabalhado em sala de aula, ampliando o aprendizado e contribuindo para que os estudantes sejam um profissional mais preparado para o mercado de trabalho.

Texto: Milton Fantinell

Adaptação jornalística: Telma Aguiar