Estudantes e profissionais do campus COnfresa participam do WorkiF Pesquisador

Publicado por: Campus Confresa / 17 de Dezembro de 2019 às 17:22

Esta foi a primeira vez que o IFMT organizou o evento Workif Pesquisador. O formato novo é direcionado a pesquisadores e  estudantes atendidos por bolsas de iniciação científica com o objetivo de promover a divulgação para a sociedade das ações de pesquisa e inovação tecnológica realizadas por meio dos  editais lançados em 2018 e 2019. Sendo esses pesquisadores e discentes bolsistas do CNPq e da Fapemat.

No total foram apresentados cerca de 180 trabalhos de projetos de pesquisa e inovação tecnológica. O Campus Confresa inscreveu oito projetos e setes estudantes compareceram para a apresentação oral. Cada apresentação foi avaliada por bancas das instituições de fomento promotoras dos editais. "Nossos alunos expuseram bem, se apresentaram bem, valeu muito a pena a participação", avaliou Paulo César Laurindo, representante da Coordenação de Pesquisa do Campus Confresa que também acompanhou os estudantes.

Todos os estudantes se apresentaram para a banca avaliadora, no entanto a estudante Gabriella Oliveira, que recebia bolsa de inovação científica apresentou no auditório, limitado a cerca de 450 pessoas, um pitch de ideias do seu projeto.

"A viagem para participar do WORKIF Pesquisador teve um papel muito importante para o meu crescimento pessoal. Durante o evento, tive a oportunidade de conhecer ex-alunos (“casos de sucesso”) do IFMT, que foram contar um pouco da trajetória de suas vidas. A parte mais gratificante foi quando conheci o Kaime, um egresso do próprio Campus Confresa, que viaja o mundo representando o Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas). Hoje, por exemplo, ele está na Áustria. Ademais, pude aperfeiçoar-me de forma acadêmica e profissional, ao ter tido a chance de apresentar o meu projeto de pesquisa, o qual teve tanto a apresentação quanto o resultado do trabalho como positivos e satisfatórios. São experiências que irão ajudar significativamente para o meu desenvolvimento como cidadão. Nesse Workshop, confirmei ainda mais a importância de ter ingressado em uma Instituição Federal, devido ao grande e vasto número de possibilidades que podem proporcionar a todos os estudantes", ressaltou o estudante  Áureo Ferreira de Lima Neto.

No segundo dia do evento a palestra voltada para estudantes: “Relatos de casos de sucesso”, com ex-alunos do IFMT, mediada pela professora Roberta Cristiane Ribeiro, que já atuou no Campus Confresa, teve o egresso do Campus Kaime Silvestre, hoje estudante de direito na Universidade Federal de Juiz de Fora - MG falando de suas experiências. "Imensa alegria compartilhar minhas vivências com os alunos do IFMT Campus Sorriso e rever professores que marcaram minha vida estudantil", declarou Kaime em sua página de rede social.