A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (FUNADIF) publicou nesta segunda-feira (20) o edital Nº 3/2025, destinado à contratação de 19 servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) que atuarão como bolsistas no Projeto Solo Vivo. As vagas são para as funções de Supervisor de Campo e Supervisor de Laboratório.
As inscrições estarão abertas de 27 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025 e deverão ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/RCxYJoXHmeMaqxMKA.
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar:
- Documentos que comprovem a formação mínima exigida pela vaga (Item 4);
- Documentos que comprovem as formações e experiências, registradas no formulário de inscrição, organizados, obrigatoriamente, na sequência em que aparecem;
- Preenchimento do link do currículo Lattes no formulário de inscrição;
- Declaração da Chefia imediata (ANEXO II);
Confira os requisitos da seleção e demais informações acessando o edital completo: CLIQUE AQUI
Distribuição das vagas - Supervisor de Campo
Para a função de Supervisor de Campo, são ofertadas 10 vagas. Os profissionais serão responsáveis por elaborar cronogramas, realizar amostragem de solo, organizar a logística das atividades, liderar equipes, garantir a qualidade das amostras e elaborar relatórios.
A distribuição das vagas se dará conforme a lotação do servidor, da seguinte forma:
- Campus São Vicente ou Campo Verde: 02 vagas, com atuação em Alto Araguaia e Campo Verde.
- Campus Cáceres: 03 vagas, com atuação em Poconé, Pontes e Lacerda, e São José dos Quatro Marcos.
- Campus Diamantino: 01 vaga, com atuação em Rosário Oeste.
- Campus Campo Novo do Parecis: 01 vaga, com atuação em Barra do Bugres.
- Campus Confresa: 01 vaga, com atuação em São Félix do Araguaia.
- Campus Guarantã do Norte: 01 vaga, com atuação em Matupá.
- Campus Juína: 01 vaga, com atuação no próprio município de Juína.
Distribuição das vagas - Supervisor de Laboratório
Já para a função de Supervisor de Laboratório, estão disponíveis 09 vagas. Os profissionais serão responsáveis por planejar, organizar e realizar as atividades laboratoriais e de análise, garantir a qualidade dos resultados, gerenciar equipes e elaborar relatórios.
Para essa função, as vagas foram distribuídas da seguinte maneira: 03 vagas no campus Campo Novo do Parecis, 03 vagas no campus São Vicente e 03 vagas no campus Juína, todas com atuação nos laboratórios dos respectivos campi de lotação.
Todos os servidores selecionados receberão equipamentos e treinamentos específicos para garantir a qualidade e eficiência de suas atividades.
O resultado final será divulgado no dia 27 de fevereiro de 2025 no site oficial da FUNADIF: www.funadif.org.br.
A quantidade de coletas varia por região e geralmente ocorrerá em dias úteis, mas pode ser que também ocorra em finais de semana ou feriados. Isso será ajustado entre os supervisores e os agricultores. O projeto terá um carro disponível para a realização das coletas. Confira no edital a lista de municípios e assentamentos.
Haverá uma equipe de coleta com 01 estudante de nível superior e 02 de nível médio, liderada pelo Supervisor de Campo. As amostras serão enviadas para um dos laboratórios do projeto nos campi São Vicente, Campo Novo do Parecis e Juína.
Projeto Solo Vivo
O Projeto Solo Vivo é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (FETAGRI), com apoio da FUNADIF.
O projeto tem como objetivo mapear, diagnosticar e sistematizar dados sobre a fertilidade dos solos em assentamentos de Mato Grosso. A iniciativa busca aprofundar a compreensão das condições do solo, promovendo práticas agrícolas sustentáveis que fortalecem a segurança alimentar e impulsionam o desenvolvimento socioeconômico das comunidades atendidas.
Na prática, os campi São Vicente, Juína e Campo Novo do Parecis realizarão a análise gratuita de amostras de solo de todo o estado, utilizando o software SolIF. Esse sistema permitirá um mapeamento preciso das condições do solo nos assentamentos. Com base nessas análises, serão emitidos laudos contendo informações detalhadas para identificar as culturas mais adequadas a cada propriedade e recomendações técnicas específicas para o plantio.
A meta inicial é coletar e analisar amostras de solo em 10 assentamentos selecionados. A vigência do Termo de Cooperação é até junho de 2025, prorrogável de acordo com a TED.