início do conteúdo

IFMT Campus Confresa e Escola Militar Tiradentes promovem ensino de música por meio de parceria

Publicado por: Campus Confresa / 11 de Dezembro de 2017 às 15:43

O servidor do campus Confresa Sebastião Nolasco Júnior, professor de artes, está desenvolvendo um projeto de musicalização em parceria com a Escola Militar Tiradentes. Ele está ensinando uma turma de cinquenta estudantes de diferentes idades no projeto de extensão intitulado Banda de Música do Colégio Estadual Militar Tiradentes de Confresa-MT: Uma Proposta de Musicalização através de Instrumento de Sopro e Percussão.

O projeto conta com três aulas por semana no período noturno, nas dependências da escola Tiradentes. Entre os alunos, cinquenta por cento das vagas foram destinadas aos discentes da Escola e os outros foram selecionados por meio do Centro de Referência e Assistência Social-CRAS junto a famílias em situação de vulnerabilidade social.

O projeto ambicioso foi desenvolvido por meio de um convite feito pelo Coordenador da escola Militar Randalle Silva Hayashi que queria executar um outro projeto de música: o Musicalidade na Escola Militar Tiradentes. Ele explica que o estado de Mato Grosso possui o Programa Interdisciplinar de música na escola - Prinart, e como a escola de Confresa é nova e não tinha condições de o executar sozinha, então ele buscou a parceria com o IFMT. No futuro há a pretensão de que mais um professor se junte a Sebastião por meio do Prinart.

Randalle diz que “o objetivo do projeto é incluir e reduzir as desigualdades sociais, e promover a cultura, por meio da música. ”

Para a banda, trinta e cinco instrumentos foram adquiridos por meio do Conselho de Segurança da Justiça do Trabalho, o CONSEG, que destinou 60 mil reais oriundos de multas trabalhistas.

Sebastião ressaltou: “estou muito feliz em fazer parte dessa ação, pois é uma boa oportunidade para contribuir”. E essa disponibilidade, ele deixou transparecer. Quem o viu suando a camisa, literalmente, numa sala com ar condicionado insuficiente, inadequada para a finalidade de musicalização e uma turma grande de crianças cheias de energia, pode perceber.  Apesar da pouca experiência com ensino de crianças, os alunos de Sebastião bastam estar alfabetizados para serem aceitos no projeto.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa

Av. VIlmar Fernandes, 300 - CEP: 78652-000

Telefone: (66) 3564-2600

Confresa/MT