IFMT participa de homenagem à memória e legado de D. Pedro Casaldáliga

Publicado por: Reitoria / 16 de Agosto de 2024 às 17:02

Alunos do IFMT Confresa fazem releitura dos Murais da Libertação, de autoria de Maximino Cerezo Barredo, e apresentam peça de teatro "Missa da Terra Sem Males", de Dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra

O Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Confresa, em parceria com a Coordenação do Legado Pedro Casaldáliga, a Associação Mata Viva e a Prelazia de São Félix do Araguaia promoveram, naquele município, a “Semana Pedro”, em homenagem à memória e ao legado do Bispo Dom Pedro Casaldáliga.

O evento, realizado no período de 8 a 12 de agosto, é uma celebração da cultura, da história e dos valores humanistas e críticos que Dom Pedro sempre defendeu, além de um reconhecimento ao seu trabalho incansável pela justiça social e pelos direitos humanos.

A Noite Cultural em São Félix do Araguaia, na sexta-feira 09, contou com a participação especial dos alunos do IFMT Confresa por meio de uma releitura dos Murais da Libertação, de autoria de Maximino Cerezo Barredo, sob a orientação da professora de literatura do IFMT Confresa, Gislane  Maia, e da apresentação da peça de teatro "Missa da Terra Sem Males", de Dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, coordenada pela docente Célia Ferreira.

Na ocasião, também foram entregues as premiações do Concurso Cultural "Troféu Dom Pedro Casaldáliga", iniciativa que envolveu estudantes de mais de 50 escolas de 13 municípios da região do Araguaia-Xingu, contribuindo, assim, para fortalecer a cultura e a história local e promover a integração regional.

Iitinerário para mapeamento de demandas  - paralelamente à Semana, a diretora de Relações Interinstitucionais e Comunitárias Populares, responsável pelo programa de extensão Dom Pedro Casaldáliga, Regina Olea, acompanhada da gestora estadual do programa, Gislane Maia, realizaram um percurso de visitas pela região. Nesse roteiro, a prioridade foi visitar alguns dos municípios que fizerem parte do estudo preliminar realizado pelo IFMT em 2021, quando da criação da ação institucional.

O objetivo, agora, foi mapear demandas das comunidades locais e conhecer os objetivos estratégicos traçados pela gestão de cada munícipio, pois a viabilidade de execução dos projetos depende, em grande medida, de parcerias com o poder público local, especialmente nas localidades em que a instituição não dispõe de uma unidade.

Os diálogos envolveram os gabinetes das prefeituras, câmaras de vereadores, secretarias municipais e representantes de vários segmentos da comunidade, tais como, lideranças indígenas e de assentamentos, lideranças religiosas e dirigentes de escolas indígenas, municipais e estaduais.

“O Itinerário culminou com o concurso cultural [Prêmio Dom Pedro Casaldáliga], organizado em parceria com o programa. Foi uma oportunidade ímpar para a o IFMT demonstrar seu respeito à memória do Bispo Emérito e reafirmar seu compromisso com as comunidades da região do Araguaia,” afirmou Regina.

As premiações do concurso incluíram menções honrosas, troféus, medalhas e valores definidos em edital, para os alunos e professores vencedores nas diferentes categorias. Todo o processo de inscrição e avaliação foi realizado pelo IFMT, através de uma comissão avaliadora de cada categoria coordenada pelo professor do campus Confresa, Diogo Sene.

Concurso Cultural "Troféu Dom Pedro Casaldáliga" - é uma homenagem ao legado do bispo, que dedicou sua vida à defesa dos direitos humanos e à promoção da justiça social. Este projeto, uma iniciativa do IFMT Campus Confresa, em parceria com a Associação Mata Viva e a Prelazia de São Félix do Araguaia, tem como objetivo principal valorizar a região do Araguaia-Xingu e o trabalho do Bispo Dom Pedro Casaldáliga.

Através de atividades escolares (desenho, narrativa e redação), busca-se fomentar a construção de saberes que gerem práticas baseadas em valores críticos e humanistas, inspirando a cidadania ativa e o senso de comunidade.

A criação do Troféu Cultural Dom Pedro Casaldáliga reflete os valores de solidariedade e justiça, essenciais no trabalho de religioso na região. “O Troféu Dom Pedro Casaldáliga não é apenas uma competição, mas um movimento de valorização do conhecimento e da história local, inspirando as futuras gerações a seguir os passos de Dom Pedro na luta por um mundo mais justo e humano,” enfatizaram os organizadores.

O programa extensionista Dom Pedro Casaldáliga, atualmente, promove cursos de qualificação profissional para as comunidades tradicionais em vulnerabilidade social em vários muncípios de diferentes regiões de Mato Grosso, entre eles Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Poconé, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra.

Notícia atualizada em: 19.08.2024 às 11:02

Marcadores: ifmt_1