Lançado questionário de Acompanhamento de Egressos de cursos até 2023

Publicado por: Reitoria / 2 de Setembro de 2024 às 16:03

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) lançou nesta segunda-feira (2/9), a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos que concluíram cursos no IFMT nos anos de 2021, 2022 e 2023. O formulário poderá ser respondido pelos(as) ex-alunos(as) da instituição até o dia 31 de outubro de 2024. A expectativa é de que até o mês de dezembro de 2024, seja publicado o 4º Relatório dos Egressos do IFMT.

A pesquisa faz parte da Política de Acompanhamento de Egressos do IFMT, com formato unificado e institucionalizado desde o final de 2017. Através dela é possível acompanhar a inserção do egresso no mundo do trabalho, sua formação dentro do IFMT, subsidiar o processo pedagógico de reformulação e atualização curricular dos cursos, bem como o planejamento e a oferta de novas oportunidades educacionais e de formação profissional pela instituição.

Esse documento dialoga com a Comissão de Permanência e Êxito e os Fóruns de Assistência Estudantil, fornecendo um raio x da vida acadêmica desse aluno, se recebeu algum apoio na área de assistência estudantil, qual o impacto desse apoio, se participou de atividades de pesquisa e extensão, entre outras informações.

Outro aspecto a ser revelado refere-se à vida do egresso fora da instituição, se está empregado, atuando na área ou não, se o conteúdo aprendido está sendo útil no mercado de trabalho, se a participação em projetos de pesquisa e extensão trouxe maior empregabilidade,  se verticalizou os estudos dentro da área estudada no IFMT e se está em busca de formação continuada.

Segundo o coordenador de Egressos e Mundo do Trabalho, Bruno Coutinho, essas informações são fundamentais para a instituição, por subsidiar análises sobre a formação e a inserção do egresso no mundo do trabalho após a sua formação no IFMT.

“A pesquisa proporciona um momento de intercâmbio de informações entre o IFMT e os ex-alunos. Com isso, é possível retroalimentar informações à instituição e planejar ações de curto, médio e longo prazo. Hoje, a cultura do acompanhamento de egressos vem ganhando cada vez mais espaços nos eventos institucionais, através de rodas de conversas e trocas de experiências entre ex alunos e a comunidade escolar, aproximando os estudantes das experiências vivenciadas pelos egressos no mundo do trabalho”.

Relatórios anteriores

Um dado significativo revelado pelos Relatórios dos anos de referência 2019 e 2020 refere-se a uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que buscava medir o percentual de egressos inseridos no mundo do trabalho e o êxito da instituição quanto à formação dos mesmos. A meta de 40% de empregabilidade para os egressos foi ultrapassada e o resultado apontou mais de 60% de empregabilidade entre os ex-alunos respondentes, mantendo-se estável nas duas pesquisas.

“A pesquisa e o relatório, além de evidenciar informações para aprimoramento dos processos e metodologias do ensino e da aprendizagem, tornam-se mais um instrumento de transparência, com o qual a sociedade pode aferir os resultados e a eficiência do trabalho realizado pelo IFMT, sob a avaliação dos ex-alunos,” frisou Coutinho.

As informações sobre a Política de Acompanhamento de Egressos e os relatórios referentes às pesquisas correspondentes ao ano referência 2019 e 2020 estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Extensão.