Esta semana a Coordenadora de Pesquisa do IFMT Campus Confresa, Célia Sousa, disponibilizou os Anais da "V Mostra das Especializações", ofertadas pelo IFMT campus Confresa. "É com satisfação e alegria que socializamos os Anais da V Mostra das Especializações, é importante que todos conheçam as pesquisas em andamento pelos estudantes das nossas Pós-graduações", disse a coordenadora em email compartilhado na instituição.
A Mostra aconteceu em Agosto deste ano e reuniu estudantes de todos os cursos de especialização em andamento no Campus Confresa: Ensino de Ciências, Educação do Campo e Direitos Humanos e Garantias Fundamentais. A especialização em Solos e Nutrição de Plantas não participou da Mostra porque ainda não tem estudantes em fase de escrever seus trabalhos de Conclusão de Curso.
V Mostra das Especializações
"Considero que foi um dia muito produtivo, foram quarenta pós-graduandos que apresentaram projetos de suas pesquisas; foram muitas pesquisas e muito interessantes", diz organizador.
A Mostra é um evento muito importante para os cursos de graduação do Campus Confresa, segundo um dos organizadores, professor Marcelo Franco Leão, porque "é um momento de qualificar as pesquisas dos pós-graduando, eles recebem dicas, de como desenvolver a pesquisa, de quais os autores podem estar lendo, se é viável o esboço apresentado; dicas para que eles consigam a partir de agora desenvolver a pesquisa para no final do ano, início do ano que vem apresentar o seu TCC".
O professor Marcelo destacou os pontos mais significativos da mostra para a vida prática do estudante: "A mostra é na verdade um momento de aprendizado e foi muito bom presenciar a disponibilidade dos professores que atuam nos cursos, capacitados e que tem leituras; e cada dois professores comentaram cada trabalho. Sendo que estes não eram orientadores do trabalho, então tinham um olhar externo, um comentário de pessoas externas à pesquisa, que não estava tão envolvido quanto o próprio estudante e seu orientador".
Participaram da Mostra estudantes das três pós-graduações que estão em andamento, com exceção de Solo e Nutrição de Plantas porque iniciou naquele mesmo final de semana, então não havia ainda pesquisas e não teria como os estudantes participarem pra assistir. "Eles participarão conosco, com certeza, da próxima edição", disse Marcelo.
Este ano cada especialização teve salas temáticas por Grupo de Trabalho. Onde, segundo o professor, os projetos já eram em volta do Ensino de Ciências, de Direitos Humanos e Educação do Campo, cada um com seu GT.
Os estudantes da pós em Direitos Humanos, que não acontece no Campus Confresa, mas no Centro Comunitário Padre Josimo, em Porto Alegre do Norte -MT, teve presença marcante nesta edição. "Eles também são estudantes nossos, são matriculados no IFMT, vão ser certificados por aqui, é uma parceria. Então fizemos questão que eles viessem e eles fizeram empenho pra estar aqui. A gente os acolheu da melhor forma possível, porque eles são estudantes daqui e se sentiram pertencentes, viram a estrutura, conheceram", opinou Marcelo Leão.
Marcelo também contou que a organização do evento preparou brindes como canecas personalizadas, canetas, e teve até máscaras personalizadas, bem como camisetas. "A gente também ofertou um singelo coffee break. Porque são pessoas que viajaram de São Félix do Araguaia, de São José do Xingu, de Vila Rica, etc.. esses estudantes de outros lugares fazem esforços para estarem aqui e a gente oferecendo o coffee break, o almoço faz com que eles conheçam a estrutura do Campus e se sintam acolhidos".
Segundo o professor Marcelo, o maior obejetivo da Mostra foi atingido com sucesso: "Queríamos que as pesquisas fossem bem encaminhadas, que é o objetivo da Mostra e isso a gente alcançou. Creio que os estudantes saíram daqui felizes. Receberam dicas, sugestões, não eram críticas, ou melhor, eram críticas, mas construtivas, no intuito de aperfeiçoar, de melhorar o texto e de prosseguir. E todos receberam dicas importantes, todos saíram daqui com as ideias que não ficaram só no campo das ideias, elas já estavam concretizadas num texto porque os membros da banca leram anteriormente esses projetos de pesquisa. Então eles eles tinham embasamento do que falar no momento da mostra", concluiu o Leão.
Confira o Anais em Anexo