Nota da Direção Geral sobre o Decreto nº 9.741/2019 - contingenciamento de 38,79%

Publicado por: Campus Confresa / 14 de Maio de 2019 às 16:36

O IFMT Campus Confresa é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, que iniciou suas atividades em 26 de abril de 2010 e oferta os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e em Agroindústria, subsequente em Controle Ambiental e Comércio na modalidade PROEJA. Oferta também o curso de bacharelado em Agronomia e licenciaturas em Biologia, Física e Ciências da Natureza com Habilitação em Química; e ainda cursos de pós-graduação em Educação do Campo e Ensino de Ciências.

Ao longo desses 9 anos, foram formados mais de 1000 profissionais, que construíram conhecimento e passaram por transformação social, familiar e financeira, se tornando cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e contribuindo para o desenvolvimento de nossa região.

O Decreto nº 9.741/2019 refletiu em um contingenciamento de 38,79% dos recursos de custeio (serviços de agente de portaria, vigilante, auxiliar de cozinha, limpeza, motorista, auxiliar rural, pedreiro, energia, internet, telefone, alimentos, insumos e demais materiais utilizados no dia a dia da instituição) e 37,10% do recurso previsto para investimento (novos equipamentos e obras, por exemplo) do Campus Confresa.

O bloqueio do custeio corresponde à R$ 1.416.294,66 e do investimento à R$ 129.850,00, totalizando R$ 1.546.144,66, que inviabiliza o funcionamento da instituição até o final do ano. Caso seja mantido o contingenciamento, a previsão é que os recursos disponíveis serão suficientes para o funcionamento somente até setembro de 2019.

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, através do CONIF, reitores, diretores, professores, técnico-administrativos, estudantes e sociedade, está mobilizada pela reversão do bloqueio orçamentário. Estão ocorrendo atos em todo o Brasil para demonstrar e sensibilizar os Deputados Federais, Senadores, Ministros e Presidente, sobre o quanto a Educação e a Ciência estão sendo prejudicadas, impactando diretamente no futuro de nossos filhos.

Desde 2016 não há incremento no orçamento do Campus Confresa, sendo necessário adotar todos os redimensionamentos e adequações aos serviços essenciais como energia elétrica, água, internet, alimentação, limpeza, manutenção, vigilância e outros, para lidar com a inflação anual que reduz as possibilidades de melhorias na instituição.

Você que estudou, estuda, é pai, mãe, parente, amigo de alguém que estuda ou estudou em um Instituto Federal ou simplesmente reconhece a qualidade do ensino ofertado ou a importância de educar para a vida e para o trabalho, procure saber mais sobre os impactos causados pelo bloqueio orçamentário e apoiar a causa em defesa da continuidade das atividades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Giliard B. de Freitas
Diretor-Geral do IFMT Campus Confresa